Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Estado e municípios unem esforços no combate ao mosquito da dengue

No início do período de chuvas, Sespa e secretarias de Saúde de Belém e Ananindeua promoveram ações de conscientização para evitar a proliferação do causador da doença

Por Governo do Pará (SECOM)
19/11/2022 14h57

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoveu na manhã deste sábado (19) programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue, com atividades de conscientização, orientação e exposição relacionadas à prevenção da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O evento ocorreu no Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém.

No Pará, o Dia Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue - sempre no penúltimo sábado de novembro - é importante porque ocorre no início do inverno amazônico. Neste período normalmente há o aumento do número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, principalmente dengue, zika e chikungunya.Jogos educativos foram usados para mostrar a importância da prevenção para as crianças

O evento  contou com a parceria das secretarias de Saúde Municipais de Belém e Ananindeua, nas seguintes atividades: apresentação de kits entomológicos com ciclo evolutivo de espécies; maquetes e jogos educativos; exibição de vídeos do Ministério da Saúde alusivos ao combate ao mosquito; caminhada pelos agentes de endemias; checklist de prevenção e combate semanal à dengue e orientação aos profissionais da saúde.

Planos de contenção - A coordenadora de Arboviroses da Sespa, Aline Carneiro, destacou a importância do evento. “Encaramos o dia ‘D’ do combate ao mosquito da dengue como o início de nossos planos de contenção das doenças causadas pelo Aedes aegypti. Com o aumento das chuvas no Estado aumentam os números de casos. Então, esse é o momento de lembrar a população de cuidar e prevenir para que o mosquito não nasça. Nosso principal objetivo com essa programação é educar sobre o mosquito, e principalmente como prevenir sua proliferação em domicílios. Com dez minutos de atenção por semana em sua casa, as famílias conseguem reduzir muito a probabilidade de ter o mosquito próximo”, explicou Aline Carneiro.

O aumento de casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti precisa ser combatido com urgência. Neste ano houve um aumento de ocorrências no Pará. O 10º Informe Epidemiológico sobre Dengue, Chikungunya e Zika, divulgado dia 07 de novembro pela Sespa, mostra que de 1º de janeiro a 04 de novembro de 2022 foram confirmados 4.060 casos de dengue no Pará, representando um aumento de 58,90% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram confirmados 2.555 casos da doença.

Texto: Edilson Teixeira - Ascom/Sespa