Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Castanhal vai beneficiar moradores do nordeste paraense

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/11/2017 00h00

Um amplo e moderno hospital de alta e média complexidade vai atender, em breve, a população da região nordeste do Pará. O Hospital Regional de Castanhal é mais uma obra do Governo do Estado direcionada ao atendimento de urgência e emergência que vai beneficiar moradores de mais de 20 municípios da região.

Hoje, 232 homens trabalham diariamente, em dois turnos, para entregá-lo à população no menor tempo possível. O engenheiro gerente do Consórcio Saúde Castanhal, João Carlos Rocha, responsável pela execução dos trabalhos, informou que a obra está 40% concluída.

“Nós já concluímos toda a parte de fundação, blocos, lajes de pisos e as vigas de todos os blocos do futuro hospital serão concluídas até o final desta semana. Em paralelo estamos adiantados com outros serviços e concluiremos, até o final do mês, toda a laje de cobertura do prédio térreo. Em seguida vamos avançar no serviço da torre, onde estarão a UTI e os leitos de atendimento”, explicou.

O engenheiro fiscal da obra, Arnaldo Dopazo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), comemora o andamento das obras. “Tivemos recentemente os recursos liberados para podermos trabalhar com mais intensidade. Acreditamos que logo contrataremos mais pessoas para que os trabalhos sejam acelerados”, disse.

Ainda de acordo com Arnaldo, o futuro hospital está localizado em uma área de 36 mil metros quadrados, que foi doada pela Universidade Federal do Pará. “Serão 24.694 mil metros quadrados de área construída e quatro andares, além do térreo, tudo construído da melhor forma para atender a população e comportar a demanda esperada”, complementou.

O Hospital Regional de Castanhal está localizado em uma área de fácil acesso, na Avenida dos Universitários, no bairro Jaderlândia III. Ele contará com 147 leitos, sendo 40 de UTI e será responsável também por expandir a rede de serviços de média e alta complexidade à população que reside na Região de Saúde Metropolitana III, que compreende os municípios de Castanhal, Aurora do Pará, Capitão Poço, Curuçá, Garrafão do Norte, Igarapé-Açu, Inhangapi, Irituia, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, Santa Maria do Pará, São Francisco, São Domingos do Capim, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Terra Alta e Ulionópolis.

Nele serão ofertados serviços de prevenção, orientação e controle de doenças crônicas e degenerativas, neurológicas, cardíacas e vasculares, de traumato-ortopedia, oncologia, diálise e urgência e emergência geral, descentralizando a atenção à saúde da capital paraense e ampliando os serviços de média e alta complexidade do Estado, assim como o número de leitos com uma estrutura moderna e capaz de atender as diversas especialidades.

“Teremos centro cirúrgico com seis salas, ambulatório de especialidades, radioterapia, quimioterapia, hemodiálise, bronquioterapia e outros, que ajudarão, por exemplo, a desafogar o atendimento de Hospitais como o Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, e do Ophir Loyola, no centro de Belém”, finalizou Arnaldo Dopazo.

A obra, que iniciou em junho de 2014, está orçada em mais de R$ 80 milhões e deverá ser entregue no quarto trimestre de 2018.