Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COP 27

Consórcio da Amazônia Legal firma memorandos de entendimento com BEI e ABDE

Objetivo é o estímulo ao financiamento climático

Por Carol Menezes (SECOM)
16/11/2022 18h48

Enquanto presidente em exercício do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, o governador Helder Barbalho assinou dois memorandos de entendimento durante um painel realizado ontem, 15, em meio a programação da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh.

O ato ocorreu na encerramento do painel "Financiamento Climático: o papel dos bancos de fomento", realizado no estande do próprio Consórcio, já no fim da tarde de terça. Os memorandos envolvem o Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). 

Ambos os documentos são voltados ao combate ao deflorestamento, à promoção da bioeconomia e ao desenvolvimento de infraestruturas e tecnologias verdes como ações essenciais para um crescimento econômico sustentável.

Dentre os painelistas dessa atividade da COP 27 estavam presentes, além de Helder, os governadores Gladson Cameli (AC), Mauro Mendes (MT), Wenderlei Barbosa (TO) e Marcos Rocha (RO). Também participaram secretários de estado, a chefe de Divisões de Operações na América Latina e Caribe do BEI, Kristin Lang; o chefe de Divisões de Bioeconomia do BEI, Felipe Ortega; Tatiana Schor, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Julio Costa Leite, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e demais convidados.

O governador do Pará foi designado, em portaria assinada por Góes, atual presidente do Consórcio, no dia 14 de novembro a representá-lo durante toda a Conferência, já que o chefe do Executivo Estadual do Amapá não pode participar pessoalmente da COP 27 no Egito.