Galeria Benedito Nunes apresenta exposição sobre a trajetória do fotógrafo Geraldo Ramos
Mostra vencedora do Prêmio Branco de Melo 2022 presta homenagem ao fotojornalista paraense e poderá ser visitada gratuitamente
A Galeria Benedito Nunes, da Fundação Cultural do Pará, abre a exposição “Geraldo Ramos: o registro além do fotógrafo”, nesta quinta-feira (17), às 19h. A mostra, ganhadora do Prêmio Branco de Melo 2022, presta homenagem à trajetória do fotojornalista paraense e poderá ser visitada gratuitamente até o dia 21 de dezembro.
O Projeto traz um recorte do arquivo fotográfico de Geraldo Ramos, profissional que atuou por cerca de 56 anos registrando a Amazônia paraense, e faleceu no ano de 2021, vítima da covid-19. A exposiçõ integra a pesquisa acadêmica desenvolvida por Madalena Ramos, curadora da mostra e parceira do artista.
A pesquisa, denominada “Uma Poética no arquivo do artista: contínuo desdobrar das paisagens da memória de Geraldo Ramos”, foi defendida em 2018 no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGARTES- UFPA) e, atualmente, desdobra-se para o Doutorado em Artes na Linha de Pesquisa de Poéticas em Arquivos.
De acordo com Madalena Ramos, a exposição resgata os trabalhos que Geraldo realizou em diferentes períodos da carreira, especialmente entre os anos de 1970 e 2006. Nessa época, o paraense atuou como fotógrafo no Museu da Imagem e do Som e na agência Ver Editora, registrando diferentes temas, como os aspectos da cultura popular amazônida, o garimpo de Serra Pelada e a Rodovia Transamazônica.
A curadora ressalta também que a mostra apresenta como tema central as paisagens da memória de Geraldo. E, por meio delas, o público confere as incursões feitas por quatro bairros de Belém que marcaram a vida do fotógrafo: Nazaré, Cidade Velha, Batista Campos e Pedreira. Dessa maneira, cada bairro é propositor de memórias que constituíram o profissional da fotografia.
No dia 19 de novembro, às 10h, a Galeria Benedito Nunes promoverá um bate-papo, com Madalena Ramos, sobre o tema “Desculpa a Poeira: diálogo com o arquivo”. Já no dia 21 de dezembro, durante o encerramento da exposição, ocorrerá o lançamento do catálogo.
SERVIÇO
Exposição “Geraldo Ramos: o registro além do fotógrafo”
Abertura: 17 de novembro
Horário: 19h
Visitação: 17 de novembro a 21 de dezembro (segunda a sexta)
Horário: 9h às 17h
Entrada Franca
Local: Galeria Benedito Nunes, na avenida Gentil Bittencourt, nº 650, no bairro de Nazaré, em Belém.