Selo lançado pela Seduc comemora 60 anos dos Jogos Estudantis Paraenses
O Selo Comemorativo aos 60 anos dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) foi lançado nesta segunda-feira (18) pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A cerimônia, que ocorreu no auditório do Palácio do Governo do Estado, em Belém, reuniu autoridades, dirigentes esportivos, professores e atletas em uma festa do esporte estudantil.
O selo é uma estratégia da Seduc para celebrar a longa jornada dos esportes escolares no Pará, iniciada em 1958, e que hoje mobiliza escolas públicas e privadas, em todas as regiões. O selo, lançado pela Empresa de Correios (ECT), vai difundir os JEPs pelo Brasil, caracterizando-o como um evento histórico.
Derivado da logomarca dos jogos 2018, o selo também foi criado pela Assessoria de Comunicação da Seduc, com uma tiragem de 12 mil exemplares.
A Secretaria contratou as 12 mil cópias. Uma parcela será entregue às escolas da rede pública estadual de ensino e às escolas dos municípios que sediaram as etapas regionais e estaduais dos JEPs e dos Jogos Paraolímpicos deste ano. O lançamento constou do ato de obliteração (com o carimbo filatélico característico, que oficializa o selo).
Legado para juventude - Ana Glória Guerreiro Nascimento, coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Seduc, responsável pela organização dos JEPs, disse que o selo representa a vida longa do esporte escolar no Pará. "É um legado para a juventude, pois fortalece a relação do ensino e aprendizagem, e culmina com a descoberta de atletas que integram a seleção brasileira de base das várias modalidades esportivas”, definiu a coordenadora, acrescentando que os JEPs estimularam também o crescimento do esporte paraolímpico e a formação de árbitros, fortalecendo a integração regional.
O superintendente de Operações dos Correios no Pará, Joclau Barra Lima, destacou na cerimônia que os JEPs têm uma função importante na difusão da cultura esportiva. “Os Correios se sentem honrados em fazer parte desse marco histórico, que perpetua os 60 anos dos JEPs, por meio de um selo que vai percorrer o País e também ser objeto de colecionadores", ressaltou.
A secretária de Estado de Educação Ana Claudia Serruya Hage, fez a primeira obliteração do selo, em um conjunto típico de coleção filatélica. Agora, o selo começará a circular nas correspondências postais da Seduc. Exemplares também integrarão o acervo do Museu dos Correios.
Em seu pronunciamento, a secretária afirmou que o selo é o reconhecimento de um trabalho coletivo da Seduc, dos profissionais - particularmente dos professores de Educação Física -, pois sem o empenho de cada um não seria possível fazer os JEPs.
Ela destacou o papel do esporte na formação dos cidadãos, definindo como “uma atividade que desenvolve valores na sociedade, e ensina a competir, ganhar e perder. O esporte é um grande aliado na redução dos índices da violência, mas queremos que extrapole o campo da prática esportiva, e sirva também para melhorar o aprendizado dos alunos e aumentar os índices da Educação no Estado do Pará, pois o melhor jogo não é na quadra, mas na vida”.
Oficialização em 1958 - Os JEPs foram oficializados em 1958, por meio de uma portaria da então Direção de Desportos do Ministério da Educação (MEC). Na época, os Jogos Estudantis Paraenses tinham como dirigente o professor Antônio Gomes Moreira Junior, sob a coordenação do professor Nagib Matni.
Mas somente 30 anos depois ganhou identidade visual, mediante concurso entre os professores de Educação Física. O vencedor foi o professor Jorge Paulo da Silva, que ainda é lotado no NEL. "A marca era em formato do Estado do Pará, com a Ilha do Marajó representada pela estrela da bandeira, e a nomenclatura JEPs contornando o mapa”, informou Jorge Paulo da Silva, presente ao lançamento do selo.
A logomarca dos 60 anos e o selo foram criados pela equipe da Comunicação da Seduc, idealizados pelo publicitário Anderson Rodrigo da Costa Santos, que integra a equipe da Ascom.
Etapa Estadual - Segundo evento esportivo juvenil mais antigo do Brasil, os JEPs reuniram em 2017 cerca de 20 mil participantes da comunidade estudantil, mas envolveram quase 80 mil pessoas. Nos 144 municípios paraenses, o NEL alcança cerca de 4 mil alunos, de mais de 300 escolas, e promove o treinamento de atletas em 13 modalidades.
Neste ano, em parceria com a Fundação Paraense de Radiodifusão, as partidas finais da Etapa Estadual, que serão realizadas nos dias 23 e 24 de junho, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém, serão transmitidas ao vivo pela TV Cultura.
Após o lançamento do selo, o NEL promoveu, no auditório da Casa Civil da Governadoria, o Congresso Técnico da Etapa Estadual dos Jogos Estudantis Paraenses, que começará nesta terça-feira (19), na Arena Guilherme Paraense.
A cerimônia de abertura será às 18 h, e contará com representantes das cinco regionais (Vigia de Nazaré, Mãe do Rio, Igarapé-Açu, Mocajuba e Parauapebas), e da Etapa Metropolitana, que reuniu municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB). Os atletas vão disputar quatro modalidades (futsal, handebol, voleibol e basquetebol), nas categorias A (de 12 a 15 anos) e B (de 15 a 17 anos), masculino e feminino.