Pará participa de fórum de administração tributária com discussão sobre avanços digitais
Modelo brasileiro de emissão de nota fiscal eletrônica foi um dos destaques
O secretário de Estado da Fazenda do Pará, René Sousa Júnior, participou do Terceiro Fórum de Administração Tributária, realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, na cidade de Seul, na Coreia, com o tema “Administração tributária digital: a próxima fronteira”.
“Foi muito produtivo para conhecer o nível de escrituração digital e digitalização na América Latina e na Coreia. O Brasil foi destaque com a nota fiscal eletrônica, que a Europa não tem”, disse ele.
De acordo com o secretário da Fazenda, “todos os caminhos apresentados no encontro levam os países à adoção de uma grande plataforma de governo, num sistema similar ao e-gov do Brasil, reunindo todas as bases de dados e isso auxilia o cruzamento das informações. As preocupações dos fiscos são com os dados dos contribuintes e a segurança dos sistemas”, finalizou.
O evento, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Serviço National Tax Office (NTS) da República da Coreia, em cooperação com o Global Policy Center Imposto da Universidade de Viena (WU GTPC) teve como objetivos refletir e debater as implicações da digitalização da administração tributária na pós-pandemia, além de discutir o desempenho da digitalização das administrações fiscais, as oportunidades e desafios da digitalização da administração tributária, promovendo a troca de experiências e boas práticas.