Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Governo encerra 'Floresta Pará 2022' com entrega da Medalha 'Caminho para Sustentabilidade'

A primeira edição do evento realizado pelo Ideflor-Bio discutiu o desenvolvimento, a qualificação da gestão e o uso sustentável dos bens e serviços da floresta

Por Aldirene Gama (SEDEME)
10/11/2022 20h35

Personalidades agraciadas com a medalha alusiva ao primeiro 'Floresta Pará'O Floresta Pará 2022, primeiro evento Carbono Neutro promovido pelo Estado do Pará, com o tema “Caminho para sustentabilidade”, foi encerrado nesta quinta-feira (11) com a entrega de medalhas de honra “Caminho para Sustentabilidade", oferecidas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém.

Autoridades, representantes de instituições públicas e privadas, e da sociedade civil foram agraciados com a medalha pelo Ideflor, que completou 15 anos de fundação em abril de 2022. Cada pessoa homenageada prestou relevantes contribuições ao Instituto ao longo desse tempo.

O evento, iniciado na terça-feira (08), teve como objetivo integrar os diversos segmentos que promovem o uso sustentável dos recursos florestais e a socialização do conhecimento técnico, científico, cultural e de saberes, com o propósito de promover a expansão do desenvolvimento sustentável de base florestal no Pará.

Produtividade - Durante dois dias, conferencistas, convidados, expositores e visitantes se reuniram para expor a construção de mecanismos que contribuam para o aumento da produtividade florestal em todas as suas potencialidades, e com a preservação do meio ambiente.

Karla Bengtson, presidente do Ideflor-Bio, agradeceu o apoio para a realização do eventoA presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson, agradeceu aos servidores do Instituto, ao governador Helder Barbalho e à vice-governadora eleita, Hana Ghassan Tuma, pela visão e importância dada ao desenvolvimento ambiental no Estado. "Agradeço também aos patrocinadores, expositores e parceiros, pela credibilidade depositada na realização do primeiro evento Carbono Neutro do Estado do Pará”, acrescentou. 

Ainda segundo Karla Bengtson, “hoje chegamos ao final do ‘Floresta Pará 2022’. Saibam que a participação de cada um de vocês foi muito importante para que esse sonho se tornasse realidade”. Ela agradeceu também aos secretários de Estado de Cultura, Bruno Chagas, e de Turismo, André Dias, pelo apoio Institucional recebido durante todo processo de organização do evento, e o apoio incondicional do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando Gomes Júnior.

A presidente do Ideflor-Bio reiterou que o propósito do evento foi desenvolver, qualificar a gestão e o uso sustentável dos bens e serviços da floresta, além de estruturar a cadeia de negócios e fortalecer a rede de prestação de serviços florestais de forma sustentável. “O Governo do Pará, por meio do Ideflor-Bio, ao longo dos anos vem desenvolvendo ações apoiando a gestão sustentável dos recursos naturais, o reconhecimento do potencial e contribuição dos saberes da floresta. Nesse viés, programas, projetos e ações na região amazônica estão sendo desenvolvidos tendo como mote o desenvolvimento ambiental sustentável, justo e econômico”, enfatizou.Os debates reuniram estudiosos de várias instituições

Carbono Neutro - O “Floresta Pará” assumiu o compromisso de ser Carbono Neutro. Nesse sentido, as emissões de dióxido de carbono (CO2) – um dos gases causadores do efeito estufa - que não puderam ser evitados durante o evento serão quantificados e depois neutralizados por meio de compensação ambiental, na mesma proporção em projetos geradores de créditos de carbono certificados. Os participantes preencheram um questionário, informando sobre o percurso realizado até o local do evento. Os dados serão utilizados para calcular a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) durante a realização do “Floresta Pará”.

O encerramento contou também com apresentação do Trio Manari e da cantora Andrea Pinheiro, no show “Sons da Floresta”.