Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação elabora projeto de valorização do servidor público escolar

Projeto 'CAS Para Todos' quer levar atendimentos e serviços a profissionais da educação, em municípios fora da Região Metropolitana de Belém

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
10/11/2022 16h47

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS), está levando para diversas regiões paraenses o projeto “CAS Para Todos”. O intuito da ação é garantir aos servidores das Unidades Regionais de Educação (UREs) e das escolas estaduais do interior, informações sobre procedimentos administrativos e de promoção e prevenção à saúde geral e no ambiente de trabalho.

Além disso, a iniciativa pretende conhecer a realidade, necessidades e potencialidade das UREs que serão visitadas; identificar através de escuta qualificada e sensível, acolhedora e humanizada, a demanda dos servidores atendidos e contribuir com a melhora dos níveis de bem-estar psicossocial e a qualidade de vida dos servidores, refletindo diretamente na rotina destes.

ITINERÂNCIA

Neste sentido, a Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep) envidou esforços para que a CAS realizasse essa ação itinerante que, até o momento, já passou pelos municípios de Altamira, Santarém e Óbidos. Dessa forma, o envio de equipes multidisciplinares às cidades-sedes das UREs garante a regularização da situação funcional dos servidores, como vínculo, lotação, registro de licença saúde, entre outros serviços. 

O projeto também desempenha ações preventivas de saúde, garantindo o acompanhamento com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. De 07 a 11 de novembro, os atendimentos estão ocorrendo na 13ª URE, em Breves. Já nos dias 28 de novembro a 02 de dezembro, será a vez dos profissionais da 15ª URE, em Conceição do Araguaia. 

“Durante essa atividade, nós buscamos orientar as UREs sobre a parte administrativa da CAS, que é justamente o agendamento de perícias médicas, readaptação ao ambiente de trabalho, licença saúde, assistência, entre outros. Além disso, também levamos atendimento psicossocial aos municípios mais distantes que, na maioria das vezes, não dispõem desse tipo de serviço”, frisou a coordenadora da CAS, Larissa Castro.

Ainda de acordo com a dirigente, esse tipo de atividade busca garantir o bem-estar de todos nos espaços de convivência social e de trabalho. “O intuito da ação é justamente exaltar o nosso servidor público que residente nas localidades mais distantes da capital, Belém, através de atividades voltadas à valorização profissional e cidadã. Em 2023, vamos seguir avançando com o projeto para mais regiões do Pará”, concluiu. 

Texto em colaboração com Maria Rita Araújo / Ascom Seduc