Sefa reúne Gerentes Administrativos para planejar ações de 2023
Iniciou nesta quinta-feira (10) e termina na sexta-feira (11), o II Encontro de Gerentes Administrativos da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa). O evento tem o objetivo de sensibilizar os servidores sobre a importância de uma atuação proativa, desenvolver a liderança e nivelar a equipe sobre os processos administrativos e procedimentos operacionais da instituição.
O secretário da Fazenda em exercício, Lourival Barbalho Júnior, afirmou que o evento proporciona a interação entre as equipes, e que os servidores administrativos têm sido valorizados pela gestão da Secretaria da Fazenda, com capacitações e encontros. Ele lembrou a aprovação do plano de cargos e carreiras, este ano, atendendo a uma antiga reivindicação da categoria. "Cada gerência e cada servidor da administração tem importância para o trabalho da Sefa. O primordial são as pessoas”, destacou.
Mudanças
As atividades iniciaram com palestra sobre Gestão para Mudanças, com o professor Pablo Nahmias, mestre em Gestão de Conhecimentos. Ele trabalhou com dinâmicas interativas que proporcionaram reflexão e interação entre os presentes e discutiu conceitos como inteligência emocional, criatividade e comunicação institucional.
Gestão Fazendária Cidadã foi o tema abordado pelo consultor Manoel Nunes do Programa estadual de Educação Fiscal, contando as atividades desenvolvidas este ano pelo Grupo. Em seguida, foi a vez de conversar sobre Governança Colaborativa, com a professora Luciana Ferreira, assessora da Sefa.
No segundo dia do evento haverá um debate sobre as ações planejadas para o próximo ano e a apresentação das experiências exitosas das unidades participantes. “O encontro nos proporciona um aprendizado maravilhoso e reencontrar as pessoas”, disse a servidora Nadiege Costa, que trabalha na unidade fazendária do Itinga. Já para Ivete Araújo, lotada na unidade do Araguaia, “o encontro de gerentes é uma oportunidade de reciclar os conhecimentos e conhecer coisas novas”. “Devemos agregar novos conhecimentos, buscando melhorar. Somos agente de mudança”, disse Francineth Viana, da Coordenação Regional de Abaetetuba.