Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Galileu realiza Novembro Azul para pacientes, acompanhantes e colaboradores

A iniciativa contou com palestras, orientações de profissionais de saúde, massagens, atendimento auricular, entre outras ações

Por Governo do Pará (SECOM)
10/11/2022 16h21

Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Público  Estadual Galileu (HPEG) promoveu, nesta quinta-feira (10), uma manhã voltada aos cuidados masculinos e, ainda, debates sobre o câncer de próstata. A ação, que aconteceu em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), foi celebrada com palestras, orientações de profissionais de saúde, massagens, atendimento auricular, encaminhamento para exames e consultas, além de uma apresentação musical promovida pela banda do corpo de bombeiros. 

Desenvolvida pelo setor de humanização da unidade hospitalar, a iniciativa contempla o calendário de ações humanizadas da unidade hospitalar. “Por meio de campanhas como o Novembro Azul e o Outubro Rosa, conseguimos disseminar uma política de autocuidado e bem-estar entre nossos pacientes e colaboradores. O retorno é sempre muito positivo”, explica Anny Segóvia, enfermeira e coordenadora de humanização do HPEG. 

O técnico de laboratório Ari Costa, de 51 anos, aproveitou a programação para fazer auriculoterapia, técnica realizada com pressão na orelha para tratar determinadas doenças. Para ele, que sempre realiza os exames preventivos, a iniciativa veio em boa hora. “Gostei muito. Agora é esperar pelo resultado”, disse.

Internado há uma semana na unidade, Robson Feitosa, de 28 anos, cortou o cabelo durante a programação. “Foi um dia bem produtivo. Além do corte de cabelo, participei de uma palestra sobre a saúde do homem, com informações bem importantes”, conta o paciente que se recupera de um trauma na perna. 

Humanização

Referência do Governo do Estado em traumatologia, o Hospital Galileu prioriza ações de humanização para garantir a excelência no atendimento ao seu paciente. “Nosso objetivo é oferecer conforto e qualidade no período de internação de nossos pacientes. Além disso, desenvolvemos estratégias que possibilitam que essas ações aconteçam e envolvam um grande número de pacientes, acompanhantes e colaboradores”, ressalta Flávio Marconsini, diretor executivo da unidade 

Administrado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia - ISSAA, a unidade recebe usuários regulados pela rede estadual de saúde, por ser retaguarda de pacientes que necessitam de tratamento especializado em traumatologia, sobretudo, com a maior incidência de acidentes de trânsito, contabilizando cerca de 80% dos casos.