Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Parceria entre CIIR e Igreja Assembleia de Deus garante distribuição de sopa aos usuários PcD´s

Por Vera Rojas (HEMOPA)
09/11/2022 16h47

Referência na assistência de média e alta complexidade para Pessoas com Deficiência no Pará, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), associa práticas de humanização ao atendimento integral, entre elas, a distribuição de sopa para usuários e acompanhantes por meio da Igreja Assembléia de Deus - Congregação Promorar II, que já doou 6.870 sopas em dois anos de parceria, que vem agradando a todos que precisam de um suporte alimentar enquanto aguardam atendimento em várias terapias durante o dia.

Segundo a presidente do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), Tatiane Lisboa dos Santos, a distribuição de sopa é uma parceria que se propõe a impulsionar a visibilidade das ações previstas na Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do  Sistema Único de Saúde. “Especificamente sobre esta ação de distribuição de sopa, a receptividade dos usuários é excelente. Todos que são convidados para participar deste momento, quando estão em espera de atendimento, elogiam e agradecem a iniciativa”.

Entre os beneficiados pela ação de humanização está a usuária, Daniele Amorim, 48 anos, moradora de Marituba, que é usuária do CIIR há um ano, para atendimentos médicos e, posteriormente, terapias de reabilitação física. Ela não esconde a satisfação da assistência recebida.  "O CIIR é um lugar excepcional, toda vez que preciso vir, já quero passar o dia inteiro. Que esse tipo de ação continue por muito tempo, porque a gente sabe que muitas pessoas passam o dia em atendimento e, essa sopa, chega como um acalento para essas famílias, que muitas vezes, chegam de outro município", comentou, ao destacar que também já foi beneficiada com a doação de mudas da horta do Jardim Sensorial do CIIR. “Hoje, as plantas estão florescendo na minha casa".

Elizabeth e DaniellePara Tatiane Lisboa, a prática de humanização dentro das organizações é um conjunto de valores, técnicas, comportamentos e ações que, construída dentro de seus princípios, promovem a qualidade  das relações  entre as pessoas nos serviços de saúde. “A humanização é essencial para aumentar a eficácia do tratamento e a satisfação dos pacientes. Estes, por sua vez, passam a dar mais credibilidade à instituição”.

Parceria - Essa ação completou dois anos e os adeptos da sopa vêm crescendo a cada distribuição, todas terças-feiras, graças ao empenho solidário e de amor próximo da Igreja Assembleia de Deus, por meio do  pastor Admarcos Santos da Silva, que conduz a ação com apoio de Sandra Silva, Maria Elizabeth, Camila Juan Eros e Socorro Cunha, que mantém a distribuição da sopa com as contribuições da comunidade e do CIIR.

Segundo a voluntária da Igreja, Elizabeth Viana, essa ação de humanização foi iniciativa de Sandra Cardoso, em 2020, que ao passar em frente ao Centro de Reabilitação notou que se tratavam de usuários PcD´s. “Então, ela sentiu a necessidade de fazer essa boa ação", explica. No entanto, a ação de humanização passou por intervalos de suspensão devido a pandemia de Covid-19. "Agora, não vamos mais deixar de vir. Muito nos alegra ver estes usuários tomando  a sopa e nos agradecendo pela dação", finalizou a voluntária.