Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES

Arcon participa de seminário sobre manejo de resíduos sólidos, em Belém

Iniciativa abordou temas da educação ambiental e oportunizou a troca de experiências entre agências reguladoras de estados brasileiros

Por Cybele Puget (ARCON)
09/11/2022 14h37

Público do seminário sobre sustentabilidade, que contou com a parceria da Agência de Regulação (Arcon)A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) participou, nesta quarta-feira (9), no auditório Albano Franco da Federação das Indústria do Estado (Fiepa), do Seminário Sustentabilidade Econômico Financeiro da Prestação dos Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, promovido pela Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel), em parceria com a própria Arcon e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar).  Na pauta, a preocupação com as discussões relacionadas à educação ambiental e a destinação do lixo produzido pela sociedade.

O seminário objetivou a troca de experiências entre agências reguladoras de outros estados, e municípios paraenses. O evento contou com a presença do diretor-geral da Arcon, Eurípedes Reis; da diretora da Arbel, Eliana Uchoa; e do presidente da Abar, Vinícius Fuzeira de Sá e Benevides, entre outros representantes de empresas reguladoras de municípios e de  cooperativas do Pará.

O gerente do Grupo Técnico de Saneamento da ARCON-Pa, Álvaro Amazonas, ministrou a palestra “Gestão Regulatória Regionalizada Desempenhadas pelas Entidades Reguladoras no Setor dos Resíduos Sólidos Urbanos”, sobre o papel da agência nesses serviços e sobre os estudos técnicos que estão sendo realizados para atuação dentro do Estado.

Presidente da Abar, Vinícius Fuzeira de Sá e Benevides apresentou números preocupantes sobre a questão ambiental que enfatizam a necessidade de ampliação do número de municípios regulados no Brasil para tratar sobre a destinação dos resíduos sólidos.

“Cerca de 94% dos municípios brasileiros ainda não possuem a regulação dos serviços de resíduos sólidos, com isso se destaca a importância das agências estarem discutindo soluções e idéias neste seminário”, comenta Vinícius Benevides.

Ao final do Seminário, as propostas apresentadas irão compor uma Carta que será elaborada pelos participantes, para apresentação das diretrizes apontadas aos governos estadual e federal. A Carta será apresentada oficialmente, em reunião nacional, realizada pela Abar, no próximo dia 23 de novembro, em Brasília (DF), com a presença da direção Arcon e Arbel.