Residências atingidas por incêndio serão reconstruídas no Guamá
As famílias que perderam suas casas no incêndio ocorrido no final de maio no Bairro do Guamá, em Belém, receberão nos próximos dias o Cheque Moradia, programa habitacional do Governo do Pará, coordenado pela Companhia de Habitação (Cohab). O fogo destruiu 17 moradias na Vila Santa Maria Gorete, localizada na Passagem Serrão Castro, prejudicando mais de 100 pessoas e causando uma morte.
A presidente da Cohab, Lene Farinha, esteve na segunda-feira (18) no local e se reuniu com representantes das famílias no prédio da Estação Cidadania do Guamá, para apresentar o projeto arquitetônico que está sendo elaborado para as novas moradias. Participaram ainda do encontro representantes da Defesa Civil Municipal, da Secretaria Municipal de Habitação de Belém e Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
Segundo Lene Farinha, a área será urbanizada, com recursos do Estado e a parceria da Prefeitura. "Vamos aterrar a área, será feita a rede de drenagem, a pavimentação, e vamos entregar o Cheque Moradia para as famílias, enquanto a Prefeitura de Belém viabilizará a mão de obra para a reconstrução das casas. Todo o trabalho está sendo feito conjuntamente, para possibilitar a infraestrutura necessária ao local", assegurou a titular da Cohab.
Nesta terça-feira (19), a equipe técnica do Programa Cheque Moradia esteve na Passagem Celina, próximo à Travessa Estrela, no Bairro do Marco, onde outro incêndio destruiu totalmente sete casas e provocou perdas parciais em mais duas.
As equipes da Cohab, Defesa Civil Municipal e Funpapa se reuniram com as famílias para dar as primeiras orientações, e assim encaminhar aos projetos e benefícios sociais, como Auxílio Moradia e Cheque Moradia.
Momento difícil - "Vamos articular a emissão dos documentos perdidos para que todos sejam encaminhados aos benefícios que têm direito. Esse é um momento muito difícil, em que se perde tudo num piscar de olhos, aquilo que se levou anos para construir", ressaltou Lourdes Cunha, coordenadora do Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública e Emergencial da Funpapa (Sicape).
Vanda Maria Ferreira, que morava em uma das casas na vila destruída, disse que chegou a desmaiar durante o incêndio. "Acabei desmaiando na hora. Perdemos tudo, e não consigo acreditar", disse Vanda, ainda emocionada com a lembrança do acidente.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Yan Miranda, assegurou às famílias que o poder público estará presente até a reconstrução das casas. "Vamos estar aqui com vocês até o final, e estamos unindo forças para que isso ocorra da forma mais rápida", afirmou.
A equipe da Cohab fez um levantamento preliminar, relacionando os moradores e medindo os terrenos. Todos foram orientados sobre os trâmites dos processos que permitirão o acesso ao Cheque Moradia.