Oficiais da Polícia Militar de São Paulo conhecem as Usinas da Paz
A delegação, que está fazendo o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, está conferindo no Pará várias experiências exitosas na área de segurança pública
Os oficiais conhecem as diretrizes do Programa TerPaz e o trabalho social e de segurança das Usinas da PazUm grupo de oficiais mestrandos da Polícia Militar de São Paulo (PMESP) está em Belém conhecendo as instalações das Usinas da Paz, os complexos multifuncionais do governo do Estado, integrados ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz). A visita prossegue até a próxima sexta-feira (11).
Na tarde desta terça-feira (08), a delegação participou de um encontro na UsiPaz Cabanagem, em Belém, organizado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
"O Pará está tendo a honra de ser o destino, esse ano, da viagem de estudo dos oficiais mestrandos do Estado de São Paulo, que estão cursando o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, que os habilita ao posto de major. Ao fim desse curso, eles normalmente têm uma viagem de estudo, e esse ano a viagem foi aqui no Pará. Eles estão conhecendo várias experiências exitosas de segurança pública”, informou Luciano de Oliveira, coordenador do eixo de Segurança Pública do TerPaz.
Luciano de Oliveira, coordenador do Eixo de Segurança Pública do TerPazSegundo Luciano de Oliveira, os oficiais já conheceram o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o Comando Geral da Polícia Militar e, nesta tarde, visitaram uma das unidades das Usinas da Paz. “Conhecer esse programa congrega ações sociais e de segurança pública, que antes de tudo é um programa de redução do índice de criminalidade. Então, ter essa visita aqui representa que já temos muito a divulgar e compartilhar”, concluiu o coordenador, ao detalhar o plano estratégico de Segurança Pública do TerPaz.
Júlio Alejandro Quezada, secretário adjunto da SeacO secretário adjunto da Seac, Julio Alejandro Quezada, apresentou o conceito do Programa TerPaz e a implantação das Usinas da Paz. “O Programa Territórios pela Paz vem transformando a vida dos moradores que, outrora, viviam em locais violentos, sem oportunidades. Hoje, podemos dizer que essa realidade mudou. Já conseguimos superar, até setembro de 2022, a marca de 1,3 milhão beneficiamentos desde o início do TerPaz, em 2019. São vidas transformadas por meio das ações itinerantes do Programa, das Usinas da Paz e, mais recente, das carretas do TerPaz”, informou o secretário adjunto.
Durante o encontro, o tenente-coronel Fábio Raimundo Brito, comandante do 24° Batalhão, apresentou as estratégias de policiamento na região.
Experiência - Para o tenente-coronel Luodenir Bueno, chefe da delegação com quase 20 integrantes, conhecer as experiências exitosas do Governo do Pará é essencial para os oficiais que estão em formação.
“Quero agradecer ao Governo e à Polícia Militar do Pará em nos proporcionar esse aprendizado e a troca de informações. A PM do Pará diz que aprende muito com São Paulo, mas com certeza temos essa oportunidade de aprender muito aqui. A Usina da Paz, com certeza, é uma ferramenta importantíssima e atual, que tem muito a crescer. Mas o que tem que crescer é o acompanhamento do desenvolvimento comunitário e social, pois podemos perceber que o projeto está em um nível elevado, e tenho certeza que colherá mais frutos”, afirmou o tenente-coronel.