Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORDENAMENTO

Segurança Pública garante apoio para desobstrução de calçadas na Almirante Barroso, em Belém

Manifestantes já estavam há nove dias no local

Por Roberta Meireles (SEGUP)
08/11/2022 16h44

Órgãos de Segurança Pública do Estado garantiram nesta terça-feira (08), apoio à Ordem Pública do município para a desobstrução das calçadas e ciclovia da principal via de acesso ao centro de Belém, a Av. Almirante Barroso. A ação foi realizada com o objetivo de assegurar o direito de ir e vir dos pedestres e o ordenamento da via pública. 

O Sistema de Segurança Pública do Estado está atuando desde o início do bloqueio de vias e rodovias de forma integrada, garantindo assim a agilidade na tomada de decisões e ações, destacou o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. 

"Hoje, em específico, estamos atuando com reforço da Polícia Militar em apoio aos órgãos municipais de Belém, acompanhando a ordem pública, a Guarda Municipal de Belém e Semob, para que elas possam cumprir a desobstrução das calçadas da via, tendo em vista o código de postura do município que veda esse tipo de equipamento nas calçadas. Então, nós estamos dando esse apoio pra que os órgãos ordenem o fluxo e liberem para a passagem de pedestres, assim como também o próprio impacto visual na cidade, tendo em vista que isso é proibido e fere o código de conduta do município de Belém", disse o titular da Segup.

Todo o trabalho está sendo realizado pelos órgãos municipais, com total suporte do Sistema de Segurança, que desde o início das manifestações, instalou o gabinete de crise no último dia 01 deste mês, para que junto aos órgãos do sistema de segurança estaduais, municipais e federais, alinhassem as estratégias com decisões assertivas e céleres, a partir de negociações - sem que fosse necessário o uso progressivo da força para liberação das vias, como ocorreu em várias regiões do Estado, e neste momento, em Belém. 

Monitoramento

A desobstrução das calçadas foi monitorada pelos gestores dos órgãos de segurança estaduais, municipais e federais, do Centro Integrado de Comando e Controle, em Belém, onde é feito o acompanhamento de imagens das câmeras de videomonitoramento, em tempo real, das principais vias da capital e rodovias no interior do estado. 

Integração

A ação foi integrada por agentes da Policia Militar, Departamento de Trânsito Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, garantiram o apoio a Superintendência Executivade Mobilidade Urbana, Guarda Municipal de Belém, Ordem Pública e Secretaria Municipal de Saneamento.