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Hospital de Clínicas discute inovações para aprimorar qualidade e segurança a pacientes

Jornada promovida nesta terça-feira (8) abordou as boas práticas, metas de segurança, a busca ativa e os protocolos de prevenção, entre outros temas

Por Marcelo Leite (COSANPA)
08/11/2022 15h48

Jornada de Qualidade no Hospital de Clínicas Gaspar ViannaEstimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 421 milhões de internações sejam registradas anualmente no mundo. Nesse cenário, aproximadamente, 42,7 milhões de eventos adversos ocorrem em pacientes durante essas internações. Discutir estratégias, os desafios e o uso de tecnologias para minimizar os danos causados aos pacientes nessas ocorrências, foi um dos objetivos da primeira Jornada de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC).

O evento foi realizado, nesta terça-feira (8), e reuniu profissionais de diferentes segmentos assistenciais da instituição, além de acadêmicos integrantes dos programas de estágio e residência, em torno do tema “Desafios na implementação dos padrões de qualidade e segurança do paciente: integrando a gestão, a assistência e vigilância epidemiológica com foco no paciente”.

A discussão sobre o tema foi feita a partir de palestras acerca da importância da adesão às boas práticas e metas de segurança do paciente, a busca ativa e notificação de eventos adversos, o cumprimento de protocolos de prevenção e tratamento de lesão por pressão e de higienização das mãos e da apresentação de casos clínicos.HC investe no uso de tecnologias para melhorar processos

A inserção da tecnologia como ferramenta de educação permanente sobre o tema também foi apresentada durante o evento, com a criação de uma sala de jogos eletrônicos criados pela equipe do Hospital em plataformas digitais, a partir das vivências e aprendizados obtidos com o projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS), em desenvolvimento desde o início do ano.

Ricardo Palheta, diretor presidente do Hospital de Clínicas, destacou o ineditismo do Encontro como um reforço à cultura de segurança do paciente. “O hospital já vem há muito tempo nessa luta de implementação de melhorias para minimizar danos, tempo de internação e gastos desnecessários com esses eventos. Momentos como esses são importantes para que possamos aprender, ensinar e entender o caráter educacional do processo de notificação de eventos”, pontuou o diretor.

O que são eventos adversos? 

Segundo a OMS, eventos adversos são incidentes não intencionais que resultam em danos decorrentes da assistência e não relacionados à evolução natural da doença de base do paciente. Falhas de comunicação, falta de informação, de protocolos e uma série de outras condições inseguras são fatores que podem influenciar a ocorrência de eventos adversos.

Com base nesse cenário, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu um plano de ação global para que todos os países possam se empenhar e dedicar esforços na garantia da segurança dos pacientes a partir de metas estipuladas até 2030. O documento foi lançado em 2021 e é um dos que embasou a realização do Encontro no Hospital de Clínicas, servindo também como guia para as próximas ações.