Abertura dos Jeps 2018 festeja o mundo do esporte escolar
A abertura da Etapa Estadual dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps) 2018 teve um sabor especial para os 883 atletas, técnicos e dirigentes do esporte escolar que participaram da cerimônia na noite desta terça-feira, 19, no Estádio Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão. O evento, preparado pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) teve um tom de confraternização pelos 60 anos dos Jeps, que marcarão não somente os alunos-atletas participantes, mas toda uma geração de professores de Educação Física lotados na Seduc, que ajudaram a construir a história do Esporte Escolar no Pará.
Com todos os ritos de uma cerimônia cívico-esportiva, ao final, todos foram incentivados a um abraço fraternal coletivo, inclusive os atletas de todos os 29 municípios que estarão como adversários em quadra durante os cinco dias da competição.
O secretário Adjunto de Ensino (Saen) da Seduc, José Roberto da Silva, destacou que o Estado é um grande incentivador e fomentador do esporte escolar, "porque confia no seu poder de inclusão social e que através da prática, que envolve regras, fundamentos e espírito esportivo, os alunos possam também melhorar o aprendizado e colaborar para o aumento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)".
Esta fase da competição envolverá quatro modalidades: voleibol, basquetebol, handebol e futsal nas categorias A (alunos com idade de 12 a 14 anos) e B (alunos com idade de 15 a 17 anos), com disputas de equipes no masculino e feminino. Participam 82 escolas, sendo 34 estaduais, 26 municipais, duas federais e 20 privadas.
Aos 16 anos, Fernando Horan, o Nandinho, do time da Escola Estadual Deuzalina Cunha, do município do Acará, no nordeste paraense, foi artilheiro do seu time e campeão da Regional Mãe do Rio, com sete gols no Futsal. O menino, que divide a rotina de estudos e treinos com o ofício de aprendiz de mecânico de motor de embarcação, quer ser professor de Educação Física. "O mundo do esporte muda a vida da gente. Quero seguir carreira, mas nunca parar de estudar, porque como professor posso estimular jovens como eu a praticar esportes”, disse.
Do outro extremo do Pará, do município de Breves, na ilha do Marajó, veio Brenda Souza, 13 anos, atleta de Handebol. Foram doze horas de viagem de barco. Na bagagem a experiência do vice-campeonato do ano passado nos Jeps. "Treinamos cinco dias por semana e volto para a competição mais preparada e com uma vontade enorme de levar o título para nossa escola, para o nosso município, para nossa casa", disse.
Entre os tetracampeões no Futsal por Augusto Corrêa, na Região nordeste, e vice- campeões da Etapa Estadual 2017, está Wesley Alves, que aos 16 anos quer seguir carreira profissional no esporte, mas está muito focado na competição. "Não vamos deixar escapar a vitória. Vamos entrar para ganhar, respeitando o adversário, mas acreditando no nosso trabalho", disse confiante.
Para a coordenadora do NEL, Ana Glória Guerreiro Nascimento, a 60ª edição dos Jeps é muito festiva para os professores de Educação Física, principalmente para aqueles da geração de 1974, pioneiros que defenderam a bandeira do Pará nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), em Brasília (DF), que hoje estão na Seduc. "Éramos 230 atletas que iniciamos a trajetória dos jogos estudantis, que hoje revela atletas para o Brasil e para o mundo. Estar aqui na 60ª edição nos deixa muito emocionados", relatou. Ana Glória Guerreiro era atleta de ginástica rítmica.
Durante a semana as competições em Belém ocorrerão nos seguintes locais:
Basquetebol - Ginásio Altino Pimenta e Ginásio do Colégio Logos;
Futsal - Ginásio do NEL e no Colégio Santa Madre;
Handebol - Ginásio de Esportes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Ginásio da escola Estadual Magalhães Barata.
Voleibol - Ginásio do Instituto Educacional do Estado do Pará (IEEP) e Ginásio do Colégio Ideal, no bairro Batista Campos.
As finais dos jogos serão no próximo final de semana (23 e 24), na Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”, com entrada gratuita, e serão transmitidas ao Vivo pela TV Cultura.