Centro de Comando e Controle Móvel garante segurança e agilidade no registro de ocorrências
As ações integradas tiveram início na última sexta-feira (04) e encerram neste domingo (06)
O 1° Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) está garantindo segurança, monitoramento e celeridade no registro de ocorrências durante o 40º Festival do Abacaxi, na Vila de Cafezal, no município de Barcarena. As ações integradas tiveram início na última sexta-feira (04) e encerram neste domingo (06).
O CICC móvel, que faz sua estreia em ações no interior do Estado, está instalado em frente ao Eco Parque Cafezal, de onde estão sendo monitoradas 26 câmeras de segurança instaladas em torno de toda a estrutura e vias de acesso ao evento, em parceria com a prefeitura municipal, para que diante de qualquer intercorrência, os agentes de segurança possam agir com celeridade.
Segundo o Diretor do Centro Integrado de Comando e Controle, Cel BM Helton Morais, a integração das forças de segurança e toda a estrutura fornecida por meio do CICC Móvel, que é uma novidade nas ações do interior do Pará, estando em um local estratégico da área do festival, tem transmitido mais segurança para a população que participa do evento.
"Estamos realizando briefings diariamente com todas os órgãos estaduais e municipais que estão atuando nesses dias do evento, sempre dando ênfase na integração de todos, o que garante ainda mais eficácia nas ações desenvolvidas para que tudo ocorra dentro da normalidade e a segurança seja garantida a toda a população. O grande diferencial está sendo o monitoramento das 26 câmeras, que nos permite identificar qualquer situação que precise de uma ação rápida dos agentes. Entretanto, as ações tem garantindo que tudo ocorra com tranquilidade", afirmou o Cel Helton.
Ocorrências - Nas duas primeiras noites do festival, foram registradas 11 ocorrências pela equipe da Polícia Civil que está de plantão no CICC. Destas, um registro flagrancial garantiu a recuperação de uma motocicleta com sinais de adulteração de sinal identificador de veículo, a qual gerou a instauração de um inquérito para apurar os fatos. Enquanto que os outros 10 computados, foram relacionados a furtos de celulares e motocicletas.
Além disso, a equipe de monitoramento da Seap também localizou e abordou uma pessoa tornozelada que circulava foram da área e horário autorizado, a qual foi instruída a retornar para sua área de inclusão.
Integração - As ações estão sendo efetuadas de forma integrada, com rondas ostensivas, fiscalização e organização do fluxo de veículos, monitoramento de tornozelados, atendimento e registro de ocorrências e atendimentos fragrâncias. A operação conta com 124 agentes de segurança, entre os órgãos estão: Segup, Polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Administração Penitenciária e Comissão municipal de Defesa Civil de Barcarena.