HGT encerra 'Outubro Rosa' com cerca de 400 exames de mamografias realizados
Campanha “Prevenção é o melhor remédio contra o Câncer” promoveu ações de educação e mutirões sobre cuidados contra o câncer de mama
Usuárias recebem informações sobre prevenção“Prevenção é o melhor remédio contra o Câncer”. Foi com essa temática que ao longo do mês de outubro, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no nordeste paraense, promoveu ações de educação em saúde nas Recepções, Central e do Ambulatório, além de campanhas externas e mutirões, visando conscientizar as mulheres a importância da prevenção ao Câncer de Mama. A ação foi conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com o apoio da Diretoria Técnica.
Para inibir a doença, de uma forma certeira, é necessário realizar o rastreio das mamas através do exame de mamografia. Portanto, o HGT conseguiu alcançar o objetivo traçado para o “Outubro Rosa”: educação em saúde eficaz para conscientizar a realização do exame para detecção precoce da doença.Profissional conversa com usuária
Desta maneira, a unidade hospitalar chegou ao número recorde de 392 mamografias realizadas no último mês. Desses, por duas semanas, o mutirão realizou 312 exames em mulheres. Somados, em 2022, por 10 meses, o HGT já conduziu 1.223 rastreios.
De acordo com Marcello Ferreira, diretor Técnico da unidade hospitalar, a atividade de promover o acesso ampliado às mamografias é um compromisso do HGT com a Saúde Pública da região. “O cuidado integral à saúde da mulher começa com a orientação de qualidade para educação em saúde, compromisso firmado pelos mecanismos da atenção básica. É muito importante a inserção da rede hospitalar ao contexto programático do Ministério de Saúde para a valorização da saúde da mulher no mês de outubro, e em todo o ano. A marca atingida de exames realizados corrobora esse compromisso da gestão do HGT com as usuárias”, ponderou.
Usuárias faz a mamografia pelo 'Outubro Rosa'Ação externa - No início da segunda quinzena do mês passado, o GTH conduziu o “Outubro Rosa Itinerante” com palestras para colaboradoras e cooperadas de uma empresa multinacional e uma unidade financeira, levando informações sobre a temática, visando incentivá-las ao agendamento de exames de rastreio na unidade hospitalar, que são ofertados todos os meses.
Mutirão de Mamografia - Complementando o cronograma de ações em saúde envolvendo o “Outubro Rosa”, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e a diretoria Técnica, realizou nos dias 29 e 30, um mutirão externo de exames de mamografias para descentralizar ainda mais a oferta do rastreio na região nordeste paraense.
Em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Goianésia do Pará, distante aproximadamente 110 km de Tailândia, a ação em saúde trouxe cerca de 70 mulheres, em uma caravana, até o Ambulatório da unidade hospitalar para realizarem a mamografia.
Uma das contempladas com a ação e integrante da caravana, Katia Soares, de 52 anos, contou a felicidade pela oferta do serviço em saúde. “Essas ações sociais junto à comunidade precisam ser mais acessíveis e frequentes. Parabéns à parceria entre o Município da minha cidade com o Governo Estadual, por meio do Hospital Geral de Tailândia. Pessoas iguais a mim, que moram em local afastado e sem recurso financeiro para tratar a saúde ou realizar exames, precisam de apoio do serviço público, sempre”.
A agricultora ficou grata com a viagem. “Foi gratificante vir até Tailândia. Eu moro em uma vila, em Goianésia, e há dias eu notava algo de errado na minha mama esquerda. Procurei o Posto de Saúde com o pensamento de que iria demorar muito pra eu realizar o exame. Mas, graças a Deus, quando o médico solicitou o meu encaminhamento para rastreio, o Posto de Saúde fez o comunicado a mim que eu estava sendo listada à caravana para realizar o exame no dia 30. Fiquei muito feliz. Agora é levar o exame realizado para o médico avaliar”, contou em um tom alegre.
Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.
SERVIÇO
O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.
Texto de Pallmer Barros / Ascom HGT