Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HGT reduz fila para procedimentos cirúrgicos na região nordeste paraense

Os saltos positivos registrados não pararam de subir por intermédio da implantação dos mutirões alcançando a maior marca no último mês

Por Governo do Pará (SECOM)
03/11/2022 23h31

Para dar maior celeridade à fila de espera por procedimentos cirúrgicos, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT) aumentou o número de realização de cirurgias eletivas e gerais, realizadas ao longo de 2022, por intermédio de mutirões, além do aumento do quadro de profissionais da Assistência que  otimizou o fluxo do atendimento na unidade hospitalar.

A iniciativa da gestão do HGT proporciona a realização de vários procedimentos, entre eles, a retirada da vesícula biliar (colecistectomia), além de hérnioplastias, cirurgias ginecológicas, ortopédicas e outras cirurgias gerais.

De acordo diretor Técnico da unidade hospitalar, Marcello Ferreira, a iniciativa garante rapidez no atendimento. “Estamos reduzindo a fila de espera por cirurgias, desafogando uma grande demanda na região em que pertencemos, pois o HGT acolhe moradores de municípios próximos como Moju, Tomé-Acú, Goianésia do Pará, além das vilas e zonas rurais”, observou.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a iniciativa do HGT é muito importante, pois assim, o usuário corre menos risco de ter seu caso clínico agravado em função da espera pelo procedimento. “Agilizar as cirurgias gerais também contribui para a redução das complicações em procedimentos de cirurgias consideradas mais simples como a cirurgia de vesícula e de hérnia”, comentou o titular da Sespa.

Uma das contempladas foi Maria Nascimento, de 41 anos, que passou pelo procedimento cirúrgico de colecistectomia. Carla Nascimento, de 50 anos, irmã e acompanhante da usuária, ficou satisfeita com a ação da unidade hospitalar em agilizar a fila de espera. “Muito boa a iniciativa do HGT em agilizar os procedimentos cirúrgicos. A gente chega, é consultada pelo médico, rapidamente, realizamos os exames pré-operatórios e dentro de alguns dias já estamos sendo chamados para a cirurgia. Excelente essa tomada de decisão”, ponderou.  

No início do ano, em janeiro, entre cirurgias de urgência e eletivas, o HGT realizou 110 procedimentos; dois meses depois, em abril, a unidade hospitalar atingiu a marca de 159 cirurgias. Os saltos positivos registrados não pararam de subir por intermédio da implantação dos mutirões alcançando a maior marca no último mês, em outubro, de 228 cirurgias entre gerais e eletivas. Somando os 10 meses de 2022, o HGT já promoveu cerca de dois mil procedimentos. 

Para chegar a estes números atuais, o gestor, Marcello Ferreira, pontua algumas medidas que foram adotadas para agilizar o atendimento e “andar” com a fila. “A adaptação de horários, o quantitativo e a melhor alocação do quadro médico para atender a demanda dos usuários com mais agilidade e resolutividade”, finalizou o médico.

Atualmente, para atender toda a demanda de cirurgias eletivas e gerais, o HGT possui uma equipe específica com um pouco mais de 30 profissionais entre o quadro Médico e o de Enfermagem.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto Pallmer Barros/Ascom HGT