TechCamp Pará: Seduc realiza seletiva de competição de robótica em Marabá
Iniciativa da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação, da secretaria, reuniu 60 alunos de instituições públicas de ensino do município
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, na última semana, a Etapa Marabá da 5ª edição do “TechCamp Pará”. A competição de robótica é uma iniciativa da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), por meio dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), que tem o intuito de disseminar a abordagem STEAM na perspectiva do protagonismo juvenil.
O termo STEAM é um acrônimo em inglês das disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Durante o processo de ensino-aprendizagem, o estudante assimila conhecimentos de diferentes áreas de maneira integrada, tendo como base de estudo um projeto em comum.
Na Etapa Marabá, foram apresentados projetos que surgiram a partir de uma necessidade da comunidade na qual os alunos e professores participantes estão inseridos. Para atingir os objetivos traçados e estimular a curiosidade, a reflexão, o protagonismo juvenil e a criação de soluções para os problemas enfrentados, foi utilizada a abordagem STEAM, focada na aprendizagem ativa baseada em projetos, cujos resultados tiveram sua culminância durante a feira realizada na Escola Estadual Rio Tocantins (CMRio).
Ao todo, 20 projetos foram apresentados durante o torneio, sendo que 10 concorreram à premiação, são eles: Escola Estadual Liberdade (01); Escola Estadual Rio Tocantins - CMRio (02); Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual - CAP/DV (01); Instituto Federal do Pará (IFPA) Marabá - Campus Industrial (03) e Escola Municipal Rio Tocantins - CMRio (03). Em cada projeto, três alunos formavam um grupo, totalizando 60 participantes.
Segundo a coordenadora do NTE Marabá, Elesandra Cunha, “o trabalho com as escolas estaduais através de projetos com abordagem STEAM vem ocorrendo desde o ano passado, quando participamos pela 1ª vez da TechCamp Pará. Para 2023, já estamos na expectativa de contar com a presença de mais oito espaços de aprendizagem que, recentemente, aderiram ao Projeto de Robótica Educacional da CTAE/Seduc”, afirmou.
APERFEIÇOAMENTO
Para dar continuidade a esse trabalho, atualmente, está sendo realizado o 1º Curso de Robótica Educacional para escolas vinculadas à 4ª Unidade Regional de Educação (URE). A formação tem o propósito de contribuir com a prática docente, apresentando propostas baseadas nos princípios da educação básica, prevalecendo uma aprendizagem significativa, criativa, contextualizada e interdisciplinar.
As primeiras unidades de ensino de Marabá que vão receber a capacitação, são: Gabriel Salles Pimenta, Dr. Gaspar Vianna, Liberdade, Plínio Pinheiro, Acy de Jesus Neves de Barros Pereira, Dr. Geraldo Veloso, Inácio de Sousa Moita e Luzia Nunes. O curso, totalmente digital, será promovido pele toda a programação está de acordo com as perspectivas propostas para o Novo Ensino Médio.
Para o titular da CTAE, Jó Elder Vasconcelos, “um dos objetivos da capacitação é criar uma cultura digital inclusiva e sustentável, que possa inspirar outras escolas públicas na iniciação científica, na pesquisa e busca de outros saberes na Robótica Educacional. Portanto, se faz necessário que nossos professores e estudantes desenvolvam novas habilidades e competências inerentes ao mundo digital e, consequentemente, possam contribuir para a melhoria dos índices educacionais, por meio da equidade no uso das tecnologias na aprendizagem”, informou.