Pará atende cerca de 17 mil mulheres vítimas de violência doméstica em dois anos
'Entre Elas', da Fundação ParáPaz, leva ações a mais de 50 municípios; até dezembro, programa abrirá mais 600 vagas em cursos de capacitação
ParaPaz oferta atendimento humanizado a vítimas Foto: Pedro Guerreiro / Ag. ParáA assistente administrativa Tamara Rodrigues, de 22 anos, está a poucos dias de completar um mês no novo emprego. “Foi aqui que consegui entrar no mercado de trabalho como jovem aprendiz. Depois fui voluntária e agora ganhei meu primeiro emprego. Eu vejo isso como uma ponte para um recomeço. Foi algo maravilhoso que aconteceu na minha vida depois de todo o trauma que vivi”, lembra.
Em novembro do ano passado, Tamara foi testemunha de um feminicídio ao ver a amiga ser morta pelo companheiro. Ela também acabou sendo vítima do criminoso ao levar o tiro do agressor. Após o crime, a vítima foi atendida pelo Programa "Entre Elas", Fundação ParáPaz, do Governo do Estado. O programa atendeu cerca de 17 mil mulheres nos dois últimos anos com ações em mais de 50 municípios do Pará.
O programa conta com uma equipe multidisciplinar para oferecer atendimento humanizado para as mulheres vítimas de violência, além de cursos e oficinas para que a mulher em situação de vulnerabilidade social tenha emprego, garantindo subsistência e ajudando a oportunizar autonomia financeira. Mulheres em curso de capacitação profissionalFoto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará
“Um dos fatores preponderantes na manutenção de mulheres em ciclos de violência doméstica é a questão da dependência financeira. A partir disto, o projeto passou a investir esforços no eixo de qualificação profissional, trabalho, emprego e renda, estando no momento desenvolvendo atividades com mulheres vulneráveis, por meio do empreendedorismo feminino, com foco no corte e costura, além de oficinas que possam vir a propiciar a geração de renda para tal público”, explica a delegada Claudilene Maia, procuradora-chefe da Fundação ParáPaz e coordenadora do programa “Entre Elas”.
Até o final deste ano, a coordenação do programa quer abrir mais 600 vagas para capacitação em corte e costura, estética, gastronomia, e artesanato, além de facilitar a liberação de crédito no Banpará, para as mulheres que queiram investir neste tipo de trabalho.
As atividades do programa são desenvolvidas por meio de parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Polícia Civil Fundação Santa Casa, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Companhia de Habitação do Estado do Pará e SENAI, entre outros.
Foi em uma roda de conversa promovida pelo programa no município de Benevides, que a auxiliar de serviços gerais, Amanda do Rosário, de 35 anos, conheceu o “Entre Elas”, depois de 8 anos sofrendo violência doméstica.
“O programa abriu a minha meta. Sofri muito durante esse tempo, mas em junho eu renasci. Mandei o pai do meu filho embora de casa. Ganhei um novo sentido de vida. A minha vida só melhorou graças ao estímulo que recebi do projeto. Até a minha autoestima melhorou”, comemora.
SERVIÇO
Canal de Atendimento "Entre Elas": (91) 98510-8599
Funcionamento: Segunda à Sexta: 8h - 18h
Plantões: Para emergências, o canal também funciona aos sábados e domingos
Atendimento presencial: Fundação ParáPaz (Unidade Social e Profissional) -na avenida José Bonifácio, nº 267, no bairro de Fátima, em Belém.