Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE PROFISSIONAL

Seap promove reinserção social através do Projeto 'Conquistando a Liberdade'

Iniciativa permite que os internos obtenham a remição de pena através de uma atividade laboral e adquiram experiência profissional

Por Governo do Pará (SECOM)
31/10/2022 13h53

Seap oportuniza a redução da sentença por dias e horas trabalhadas em regime fechado ou semiabertoUm dos pilares da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) é garantir a reinserção social das pessoas privadas de liberdade (ppl) através de atividades de trabalho e socioeducativas. Nesse sentido, o projeto “Conquistando a Liberdade” permite que os internos tenham a remição de pena através de uma atividade e adquiram experiência profissional.

A proposta é levar os custodiados para desenvolver ações sociais a partir da manutenção de espaço públicos como escolas e praças, entre as atividades propostas estão a capinação, roçagem e outros serviços.

Benefícios – A Seap oferece regularmente cursos de capacitação profissionalizante para os apenados, mas é por meio de projetos como o “Conquistando a Liberdade” que eles conseguem adquirir a experiência necessária para melhorar cada vez mais o nível do serviço.

Custodiados no trabalho de manutenção de ar-condicionado que também conta para o livramento condicionalSabrina Lima, técnica de reinserção social da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) garante que os internos que participam do projeto têm um indicador melhor. “Eles realizam as atividades extramuros, desenvolvem ações sociais, fazem cursos, treinamentos, vão conquistando um espaço na sociedade. Tudo isso reflete no comportamento deles dentro da Colônia”, afirma.

A EMEF João Miguel, localizada em Santa Izabel, recebeu serviço de limpeza, roçagem, manutenção de ar condicionado e revitalização. Além do apoio com a horta que estava abandonada. A equipe da Diretoria de Reinserção Social (DRS) levou 28 mudas de alface que vão beneficiar os alunos.

Planos – Sabrina Lima pretende estender a parceria com a escola, por meio de um termo de cooperação. “A ideia é que uma vez na semana a gente venha fazer a manutenção da horta e traga a parte da produção de hortaliças que já temos na CPASI”, assegura.

Para Jaqueline Correia, diretora da EMEF João Miguel, o projeto desenvolvido pela Seap traz muitos benefícios para a comunidade em que a colônia está inserida. “A nossa horta foi pensada para atender a merenda das outras escolas da região, mas é difícil manter.
E agora com essa parceria vai ser ótimo”, diz.

'Papo di Rocha' – Dentro do projeto “Conquistando a Liberdade” acontece o “Papo di Rocha”, essa iniciativa leva para as escolas públicas as experiências sobre a vivência do cárcere. Essa atividade conta com a participação de internos do sistema penal em uma roda de conversa com os estudantes.

Com 52 anos, P.R.A.S. foi o escolhido para conversar com as crianças sobre a ressocialização e o trabalho que desenvolve. “Eu contei para elas que fiz algo de errado e estou pagando por isso, o cárcere me deu muitas coisas ruins e boas também. Já fiz o ENEM 3 vezes, agora estou trabalhando e ajudando a minha família”, conta.

Texto de Yasmin Cavalcante / Ascom Seap