Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

SEAP finaliza curso de formação de policiais penais

O resultado final previsto para o dia 27 de dezembro que será homologado pela Seplad

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
28/10/2022 15h35

Na manhã desta sexta-feira (28), foi realizada a última prova do Curso de Formação Profissional (CFP) dos novos policiais penais aprovados no concurso C-208 da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Ao longo de três dias, os alunos responderam 250 questões de todas as 26 disciplinas ministradas do curso, que iniciou no dia 10 agosto e terminou dia 19 de outubro.

A coordenação da Escola de Administração Penitenciária (EAP) avalia positivamente o trabalho desenvolvido com os futuros servidores da SEAP. Fádua Antônio, coordenadora pedagógica da EAP, afirma que o principal objetivo foi preparar os alunos para entender o funcionamento da secretaria. "Conseguimos preparar bons servidores, mas será através da rotina dentro das casas penais que os alunos vão por em prática tudo o que foi aprendido durante o curso de formação".

Próximas Fases - A etapa com os alunos se encerra com o final das provas, mas o trabalho da EAP segue até dezembro. A partir da segunda-feira (31), começa a etapa de recursos contra os gabaritos preliminares, em seguida será realizada a segunda chamada das provas com resultado preliminar previsto para o dia 21 de novembro. Após essa data, há o prazo para a interposição de recursos e, posteriormente, a vista de provas. O resultado final previsto para o dia 27 de dezembro que será homologado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD).

Dificuldades e Apoio - O maior desafio enfrentado durante o curso não foi em relação às disciplinas ou aos professores, mas sim as ocorrências de saúde dos alunos. Nesse sentido, quem prestou o maior suporte foi a Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB) que disponibilizou enfermeiros e psicólogos para atender as demandas desde a aula magna. “O atendimento com os alunos aconteceu no decorrer do curso, às vezes alguém passava mal ou sofria algum acidente. E agora, no final, eles estavam bem nervosos com as provas o apoio psicológico foi fundamental”, assegura a coordenadora.

Outro ponto destacado por Fádua Antônio é a parceria com as demais diretorias da SEAP, a Diretoria de Logística Patrimônio e Infraestrutura ficou responsável por todo o material utilizado nas aulas práticas que foram nas disciplinas de técnicas e tecnologias menos letais, armamento e tiro, intervenção e escolta, que precisaram de granadas, munição e armamento. 

Sentimentos - Amanda Costa, 26 anos, natural de Goiânia, trabalhou no sistema penitenciário de Goiás durante três anos como temporária. “Finalmente vou realizar meu sonho de me tornar uma policial penal, isso é algo que vai marcar a minha vida para sempre”, conta. 

Ela realizou o estágio supervisionado no Presídio Estadual Metropolitano 2 e percebeu diferenças em relação ao sistema penitenciário que já trabalhou. “Aqui as celas são abertas pela parte superior, os servidores não têm contato direto com os internos, então temos uma segurança maior”, finaliza.