Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO

Estado do Pará registra crescimento na geração de empregos na construção civil

Obras públicas aquecem o segmento no território paraense, com 52 mil postos de trabalho, este ano 

Por Marcelo Leite (COSANPA)
27/10/2022 09h17

O carpinteiro Marco Antônio Souza da Silva ainda guarda na memória a imagem da rodovia BR-316 antes das inúmeras mudanças feitas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). Ele é um dos que ocupam os 52 mil postos de trabalho criados no Pará, a partir do setor da construção civil, nos primeiros oito meses do ano. 

Os números são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, e apontam a liderança do Pará na geração de empregos, no segmento, na região Norte.

O trabalhador Marco Antônio contribui para a conclusão do BRT Metropolitano. Um dos desejos dele é ver as obras concluídas para dizer: “fiz parte da história da obra com suor e trabalho”. Ele contou que chega no canteiro de obras do NGTM, na BR-316, por volta das 6h30. 

“Tomo um café e me preparo para atuar onde for preciso. No momento, estamos recuperando os tapumes e isolando as áreas de risco. Depois de pronta, vai ser uma satisfação muito grande passar aqui com meu carro ou minha moto, dizer que tem trabalho meu aqui e que fiz parte disso tudo desde o início”, conta.

De acordo com os dados levantados pelo Dieese, nos últimos 12 meses, o saldo é de 75 mil postos de trabalhos criados no setor da construção civil, no Pará. As obras públicas em desenvolvimento por todo o estado impulsionam os números.

“O Pará vem seguidamente apresentando resultados positivos no setor de construção e liderando a geração de empregos nesse segmento puxado, principalmente, pelas obras públicas. A gente espera que o setor cresça cada vez mais, até porque é um dos grandes empregadores de uma parcela significativa de trabalhadores, inclusive daqueles que entram pela primeira vez no mercado”, explica o técnico do Dieese/PA, Éverson Costa.

Secretário de Obras Públicas do Pará (Sedop), Ruy Cabral enfatiza que além das obras do BRT Metropolitano, há a construção de hospitais, estádios, escolas, pontes e abertura de ruas têm fortalecido a construção civil, como novas oportunidades de trabalho e qualificação profissional. 

“O Pará tem se destacado com importantes obras em todas as áreas para darmos cada vez mais qualidade de vida para as pessoas, fazer novos investimentos e aprimorar estudos e traduzir as necessidades da população em modernização de ambientes”, disse o titular da Sedop.