Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESCENTRALIZAÇÃO

Com agência em Marabá, Estado amplia presença do Igeprev no interior

Atendimento previdenciário no município vai beneficiar mais de 1,3 mil aposentados e pensionistas estaduais das regiões Sul e Sudeste

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
26/10/2022 21h33

Governador Helder Barbalho e o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes, no ato de entrega da agência em MarabáO governador Helder Barbalho entregou na tarde desta quarta-feira (26) a agência do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) em Marabá, na região Sudeste, para atender 1,3 mil aposentados e pensionistas do regime de previdência do Pará residentes na Região de Integração Carajás. Além de Marabá, essa região inclui os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canãa dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

"É fundamental que cada vez mais possamos descentralizar o atendimento dos serviços do Estado, chegando a todas as regiões. Hoje, estamos entregando uma agência do Igeprev, moderna, com toda estrutura necessária para que servidores, ativos e inativos, possam estar sendo atendidos. São quase 2 mil servidores, clientes do Igeprev, que necessitavam se deslocar até a capital para receber os benefícios, e até mesmo um protocolo. Nós estamos agora, com essa descentralização, garantindo não apenas a estrutura fixa, mas também a estrutura móvel, para reforçar as regiões Sul e Sudeste do Estado", ressaltou o governador Helder Barbalho.

A unidade de Marabá é a sexta agência do Instituto de Previdência a funcionar no interior. A primeira, em Castanhal, começou suas atividades em dezembro de 2021. A segunda está em Abaetetuba; a terceira, em Santarém, e a quarta, em Altamira, todas entregues em abril. No último dia 15 de junho, o Instituto entregou a quinta agência, em Capanema, na região Nordeste.A agência tem estrutura para atender aposentados e pensionistas de vários municípios do Sul e Sudeste

"Agora, os servidores do Estado terão todos os serviços do Instituto disponíveis na própria região, sem a necessidade de deslocamento para Belém”, reiterou o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes.

A entrega da unidade em Marabá atende às determinações do Plano de Expansão do Igeprev, que tem como objetivo descentralizar os atendimentos oferecidos em Belém.

Funcionamento - A nova agência está localizada na Avenida Tocantins, nº 112 – Lote 08, bairro Novo Horizonte. O atendimento ao público será das 08 às 15 h. Os serviços precisam ser agendados pelo call center (91) 3217-7037 e pelo fone (91) 3182-3500 (que também funciona como WhatsApp), ou pelo site sistemas.igeprev.pa.gov.br/siaag.

Com 343,44 metros quadrados, o prédio foi adaptado para receber pessoas com mobilidade reduzida. A estrutura conta com quatro guichês, cinco salas para atendimentos em psicologia, assistência social e perícia médica, além de auditório para 14 lugares.

Juliane de Castro Alves integra a equipe de profissionais da nova agência do IgeprevO corpo funcional é composto por sete servidores, entre eles Juliane Castro Alves, atendente. "O governador está de parabéns, porque o deslocamento para Belém não é fácil. Com a agência em Marabá será muito melhor, para muita gente", disse Juliane.

O agente de portaria João da Cruz Germano afirmou estar feliz com o primeiro emprego na administração estadual. "Espero atender as pessoas bem, principalmente os idosos, que precisam de todo o cuidado e carinho”, acrescentou.

Potência - Com população estimada em cerca de 660 mil habitantes, segundo a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), a Região de Integração Carajás tem uma economia voltada para a agricultura e pecuária, além da exportação de minério de ferro.

Marabá, município-polo da região, em constante expansão econômica, tem uma população de 233,6 mil habitantes. De acordo com estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é o 13° município do Estado em volume populacional.