Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR intensifica ações de sustentabilidade e a cultura da preservação ambiental

Iniciativas envolvem colaboradores, usuários e acompanhantes e fortalecem as boas práticas e atitudes com compromisso com o meio ambiente

Por Vera Rojas (HGT-Tailândia)
26/10/2022 14h01

Com uma cultura de preservação do meio ambiente instalada no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação, envolvendo colaboradores e usuários, a Comissão de Sustentabilidade do CIIR, com o apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), vem promovendo boas práticas de gestão. A intenção é melhorar cada vez mais o ambiente institucional com a concepção de saúde como conceito mais amplo.

Entre as ações de preservação do meio ambiente que mobilizam usuários, acompanhantes e colaboradores no CIIR, destaque para o “I CIIR Eco Day”, que celebra durante o ano a preservação do meio ambiente e o planeta.

De acordo com a presidente da Comissão de Sustentabilidade, Luciana Rocha, várias ações são realizadas ao longo do ano. “Em 2022 nossa proposta é impulsionar o que já existe e criar outros projetos para contribuir com meio ambiente no CIIR, por nossa cidade e para o planeta, em favor da vida”.

Ela ressalta as várias ações realizadas este ano, como oficinas de reaproveitamento de alimentos, brinquedos feitos com descartáveis, ecobijus, cultivo, compostagem, embalagens de papel e pintura de pneus, entre outras. Além de roda de conversa, contação de história, pocket show e feira sustentável.

Entre os participantes dessas ações, está Maria Joana Marques de Souza, 54 anos, acompanhante do neto João Guilherme Farias Marques, 7 anos, que está passando por avaliação para definição do seu plano terapêutico, e que já aproveitou a oficina de compostagem e elogiou a iniciativa. "Com todas essas dicas já posso fazer minha horta em casa, ainda mais para nós que moramos no interior e temos uma boa área para cultivo", afirmou a moradora do município de Abaetetuba.

A oficina de reaproveitamento de alimentos também é uma das mais procuradas pelo público. Jane Cantanheide dos Santos, 40 anos, que mensalmente acompanha o filho, Joel Danton dos Santos Pereira, 13 anos, nas consultas com psiquiatra e nutricionista, aproveitou a oportunidade para aprender mais sobre como aproveitar os alimentos em sua forma integral. "Antes, fazíamos o descarte de alimentos para nossa cachorra. Agora vamos fazer diferentes receitas", finalizou.

Luciana Rocha destaca que essas ações contam com a parceria do Instituto Alachaster, uma associação sem fins lucrativos composta por empreendedores que promovem conexões entre as diversas áreas da sociedade, utilizando os princípios e as ferramentas dos negócios sociais. “Essa parceria foi firmada em novembro de 2021, com o objetivo de desenvolver projetos socioambientais para apoio à saúde, arte, cultura, educação e esporte, para a educação e preservação ambiental ”, relembra.

"O CIIR, através da Comissão de Sustentabilidade, em parceria com o Instituto Alachaster, atua abordando a maneira como se deve agir em relação à natureza a fim de garantir preservação do planeta e atendimento das necessidades humanas, assim, junto aos nossos usuários, acompanhantes e colaboradores, para que essa conscientização extrapole os muros do centro e seja, de fato, posta em prática".

Oficinas - A ação mais recente foi realizada semana passada com palestra sobre “Educação Ambiental- Orientações sobre coleta de resíduo”, que reuniu cerca de 100 pessoas entre colaboradores usuários e acompanhantes no Auditório do CIIR, com o intuito de orientar sobre a coleta seletiva, a importância de reciclar e incentivar a extensão desses hábitos às famílias além dos muros do CIIR. A palestra foi ministrada por Lidiely Dutra, vice-presidente do Instituto Alachaster.

Houve ainda, Oficina de Compostagem, na área externa e arborizada do Centro de Reabilitação, na Cabana Jardim Sensorial, que foi conduzida pela engenheira agrônoma, Waldiléia Lopes Vale, que participou, voluntariamente, da ação.

As ações de sustentabilidade, deste ano, fazem parte do projeto “Guardião Azul” para impulsionar práticas de preservação do meio ambiente, conduzida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra o CIIR, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).  O projeto pretende elevar o patamar da gestão sustentável na saúde, no âmbito de instituições  que atendem, exclusivamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e ser uma das maiores iniciativas ambientais da área hospitalar já promovidas no país.

Histórico - Em março de 2018, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação estabeleceu, entre suas ações do Planejamento Estratégico, o CIIR Sustentável, com a missão de desenvolver a gestão financeira, social e ambiental de forma harmoniosa para cuidar de vidas. As ações são de responsabilidade da Comissão de Sustentabilidade.

SERVIÇO

O CIIR funciona na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1000. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 4042-2157 / 58 / 59.