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HRT reconhece e premia setores e profissionais mais elogiados pelos pacientes

O reconhecimento veio através do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que completou um ano de atuação avaliando o desempenho geral dos serviços

Por Melina Marcelino (SESPA)
25/10/2022 15h36

Há um ano, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do Hospital Regional do Tapajós (HRT) tem registrado elogios e depoimentos de satisfação de usuários assistidos pelos profissionais da unidade. Nesse período, mais de 7 mil pesquisas foram aplicadas por meio de questionário disponibilizado em todo hospital, permitindo a avaliação dos serviços prestados sob a ótica dos pacientes.

E para celebrar esse momento, o SAU prestou homenagens aos setores e colaboradores que atuam na unidade, em um evento especial realizado nesta semana, reconhecendo os esforços dedicados aos pacientes e valores assistenciais desses profissionais.

“Momentos como esse são importantes para lembrar que o SAU não está aqui só para receber reclamações, são muitos elogios que recebemos graças ao trabalho diferenciado de cada um dos colaboradores. Por isso é importante que o usuário relate a sua experiência de atendimento na unidade, a sua observação, porque a gente procura melhorar”, afirmou Alcivane Caldeira, assistente social e supervisora do SAU.

Ao todo, 19 setores receberam certificado de reconhecimento pelo excelente atendimento realizado aos pacientes e usuários da unidade. Além disso, cerca de 100 profissionais foram homenageados pela prestação de uma assistência segura, qualificada e humanizada.

Para o diretor geral da unidade, Matheus Coutinho, o SAU é de grande importância para a melhoria contínua dos serviços. “Através deste serviço temos a mensuração da qualidade do que ofertamos onde, por intermédio da opinião dos usuários, podemos fazer o monitoramento e acompanhamento das necessidades de melhoria, com base nos índices de satisfação e relatório mensal de atividades do atendimento da equipe do HRT", ressalta.

Índice de satisfação

Desde a sua implantação, o SAU contabilizou a média de satisfação dos usuários do Hospital, que chegou a 90,1%. O índice se baseia na opinião de pacientes e acompanhantes quanto à atenção dos profissionais, instalações físicas, orientações sobre procedimentos, qualidade da alimentação fornecida pela unidade e o tempo de atendimento.

Daniel Bruno Mendes da Silva, 23 anos, morador de Itaituba, ficou internado no HRT e recebeu os cuidados da equipe multiprofissional. Ele foi submetido a uma cirurgia no pé esquerdo. “Agradeço bastante a todos os trabalhadores do Regional, fui bem recebido. A cirurgia foi um sucesso, e gostaria de agradecer os profissionais pelos cuidados, e por toda assistência que tiveram comigo. Atenderam com muita atenção minhas necessidades”.

De acordo com Alcivane, o SAU é um canal de comunicação e relacionamento com o usuário, e busca soluções para os atos de atendimento, a fim de superar a expectativa do usuário, com a mensuração do nível de satisfação, por meio da opinião de quem utiliza os serviços do hospital. A pesquisa é feita nas Unidades de Internação, Acolhimento, Ambulatório e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).

Ana Marissa Ribeiro de Jesus, 23 anos, moradora do município de Uruará, reconhece o empenho da equipe e agradece pelo atendimento que seu irmão recebeu na unidade. “Eu quero agradecer a todos enfermeiros, técnicas, médicos, todas as equipes cuidaram tão bem do meu irmão Mateus Ribeiro, estive nove noites com ele e vi o cuidado e carinho de todos com eles, parabenizo toda equipe pelo excelente trabalho”.

O setor recebe, registra, conduz e responde às demandas - solicitações, reclamações, sugestões e elogios - dos cidadãos que fazem parte da comunidade interna ou externa do hospital através das pesquisas de satisfação, buscando o aprimoramento de seus serviços e a melhoria na instituição.

O alto índice de satisfação é resultado do compromisso dos mais de 600 profissionais que atuam com foco na segurança do paciente e na qualidade do atendimento. A equipe participa de treinamentos contínuos, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), com metodologias e treinamentos dinâmicos, gerando uma experiência técnica, mas sempre de forma humanizada.

Texto: Moisés Sodré