Detran realiza mutirão de exames práticos em Marituba
A iniciativa é do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e tem o objetivo de acelerar a emissão de CNH para candidatos que aguardam somente esta etapa para receber o documento
As pessoas que já iniciaram seus processos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estão esperando apenas pelo exame prático podem aproveitar o mutirão de provas que acontece até o próximo sábado (29), em Marituba. A iniciativa é do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e tem o objetivo de acelerar a emissão de CNH para candidatos que aguardam somente esta etapa para receber o documento.
Desde o início do ano, o Detran realiza mutirões de Habilitação em todo o Estado para dar celeridade à demanda reprimida ainda em função da pandemia de Covid 19. Em Marituba, a ação ocorreu nos dias 22 e 23 e agora foi prorrogada até o próximo dia 29 para atender mais usuários do município e cidades próximas.
“O mutirão é voltado prioritariamente para os candidatos do programa social CNH Pai D'égua e também àqueles que tiveram os prazos prorrogados devido à pandemia, assim como aos que terão seus processos vencidos em dezembro deste ano”, explica o coordenador de Habilitação de Condutores do Detran, Edilvandro Pereira.
O exame prático é a última fase do processo. Momento em que o cidadão é avaliado quanto ao domínio e habilidades para a condução de um veículo com segurança. Nesta terça-feira (25), mais de 30 pessoas estavam agendadas para a realização das provas nas categorias A (moto) e B (carro).
O Edvan Monteiro, 31 anos, mora em Benevides e trabalha como autônomo. Ele foi o primeiro a realizar o exame de moto na esperança de fazer do veículo e da CNH um meio de geração de renda para ele e toda a família. Ao ser aprovado no teste, Edvan comemorou a conquista e elogiou a iniciativa do Detran em realizar o mutirão. “Essa minha primeira habilitação vai abrir portas para um emprego melhor. Meu processo já ia vencer em dezembro e o mutirão veio em uma hora importante para facilitar a vida de quem já esperava pelo documento desde a pandemia”, comentou.
Maria Serenita, de Ananindeua, soube do mutirão pelas redes sociais e agendou logo o reteste de carro. O objetivo dela é obter a CNH na categoria B para não depender mais de outras pessoas para se locomover. “Estou muito feliz pela aprovação no exame de hoje. Preferi agendar para o mutirão porque o atendimento é mais rápido e acessível”, afirmou a candidata.
O mutirão de exames práticos continua até o próximo sábado (29), das 8h às 17h, no Ginásio Poliesportivo de Marituba. Para participar da ação, os candidatos devem agendar o atendimento pelo call center do Detran através dos números 154 ou 3289-7500, ou pelo site do Detran, na aba agendamento de exames.