Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Jean Bitar mantém certificação da Organização Nacional de Acreditação

Chancela é assegurada a hospitais com padrões de qualidade e segurança 

Por Governo do Pará (SECOM)
25/10/2022 11h57

O Hospital Jean Bitar (HJB) na rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro do Umarizal, em BelémO Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) para a manutenção da certificação de Hospital Acreditado ONA Nível 1. O nível 1 é conferido às organizações de saúde que cumprem e superam em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela certificadora.

A Organização Nacional de Acreditação avaliou todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Conforme a coordenação do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), área responsável pelo acompanhamento e alinhamento entre as equipes dos processos internos exigidos, os pontos avaliados foram exatamente o que a ONA preconiza como critério.

Os fatores e condições observados já estavam em prática na assistência do Jean Bitar, mas foram aprimorados garantindo melhorias contínuas no trabalho, desde a certificação da ONA nível 1, que não ocorreu em 2020, por causa da pandemia, tendo sido certificado em 2021.

“A certificação demonstra nosso compromisso com a segurança do paciente atendido pela instituição e comprova que estamos no caminho certo, buscando sempre levar um bom atendimento aos nossos usuários do sistema de saúde, além de nos colocar entre as melhores instituições no país”, disse o secretário de saúde, Rômulo Rodovalho.

Atualmente, de acordo com a coordenadora do NQSP, Arline Faccin, as equipes estão sempre em busca da melhoria contínua e da excelência no atendimento aos usuários do HJB, buscando novos patamares que levarão à excelência do atendimento com qualidade e segurança à população paraense que necessitar ser assistido na unidade hospitalar.

"As avaliações e relatórios da acreditadora nos ajudam na visualização de novas oportunidades de melhoria. Desta forma, o NQSP organizou uma série de reuniões com os gestores, divididos em grupos estratégicos para o desenvolvimento de ações de melhoria baseadas no cuidado centrado no paciente. A partir do relatório gerado em agosto, organizamos reuniões que iniciarão hoje, 24 de outubro, em busca da certificação Nível 2 da ONA", destaca a coordenadora.

Morador da Região Metropolitana de Belém, Fernando Baracho considera o Jean Bitar uma unidade excelente Fernando Baracho, morador da região Metropolitana de Belém, opinou sobre o atendimento no Hospital, reforçando critérios avaliados que resultaram na certificação ONA 1. O acompanhante está sempre no HJB, quando vem acompanhar a filha nas consultas do processo pré-operatório para a realização de cirurgia bariátrica, um dos procedimentos que mantém a unidade hospitalar em destaque, já que é um dos principais procedimentos no tratamento da obesidade, uma das áreas de atuação da Unidade, que faz parte do perfil Assistencial da instituição.

"O Hospital Jean Bitar é um excelente hospital. Somos bem atendidos por todos; os médicos são bem atenciosos. Às vezes, temos que esperar, mas vale a pena esperar, pois sabemos que seremos bem atendidos, isso nos fortalece. Eu não tenho do que reclamar. Avaliando o Hospital Jean Bitar, qual a nota máxima? Qual é a nota máxima? Pois eu dou a nota máxima: 10", avaliou o usuário.

Para o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, a manutenção da ONA 1 é reflexo do empenho de todas as equipes e ressalta a qualidade dos serviços.

"Sempre buscamos atender com excelência e o selo ONA é o reflexo do empenho de todas as equipes, e também evidencia a qualidade de todos os serviços disponíveis no hospital, que segue rigorosos padrões de qualidade e segurança”, assegura o gestor.

A partir de agora, as expectativas e os processos para a obtenção da certificação ONA 2 serão intensificados. Os trabalhos já iniciaram, e os gestores estão com grandes expectativas para alcançar brevemente o nível 2, pois além dos critérios de segurança, o HJB está aprimorando a excelência no cumprimento dos padrões de qualidade, gestão integrada e plena comunicação entre as atividades: requisitos para a obtenção da certificação Nível 2 da ONA.

Processo de Acreditação

Em maio de 2021, o HJB conquistou o certificado de nível 1 da ONA, a principal acreditadora de segurança e qualidade das organizações de saúde no Brasil. O processo para a obtenção do título foi iniciado em dezembro de 2019, com reuniões, treinamentos e adequação de fluxos, entre outras melhorias internas relacionadas à assistência à saúde e à gestão administrativa. Por causa da pandemia a visita para certificação nível 1 não ocorreu em 2020 e só foi realizada em 2021. A manutenção dessa certificação aconteceu no início deste semestre, em agosto deste ano de 2022.

A partir de agora, com a manutenção da certificação ONA 1, o HJB avança nos trabalhos para a conquista da certificação ONA 2.

Texto de Joelza Silva / Ascom HJB