Grande adesão dos moradores marca o primeiro dia de serviços na UsiPaz Jurunas Condor
Os moradores dos Jurunas e Condor, em Belém, movimentaram a Usina da Paz, localizada nesses bairros, no primeiro dia de serviços abertos à população. O ato de entrega do espaço foi realizado na última sexta-feira (21) e marcado por diversas manifestações culturais e autoridades estaduais e municipais.
Carmem Rodrigues é doméstica e esteve no local em busca de mais saúde, a vizinha da UsiPaz foi andando de casa até o espaço, que segundo ela é bem pertinho, e declarou que agora vai poder ter o que sempre precisou, mas que, por falta de dinheiro, não era possível suprir. “Para mim isso aqui vai ser o meu plano de saúde, aquele que eu nunca tive, nunca pude pagar, vou ter aqui. Eu não tenho nada do que reclamar, já fiz tantos exames por meio do TerPaz, que eu nunca ia poder fazer por falta de dinheiro. A Usina vai adiantar ainda mais a vida de muita gente aqui”.
As inscrições para as modalidades esportivas e cursos iniciaram nesta segunda-feira (24) e serão divididas por etapas. Os moradores podem se inscrever gratuitamente nas atividades, presencialmente na recepção da UsiPaz. Basta levar originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência, como reforça Lucas Maia, um dos gestores do território que esteve na organização do primeiro dia de movimento do complexo multifuncional . “Nós iniciamos as inscrições dos esportes começando com futsal, nos próximos dias nós teremos matrículas para natação e outras modalidades. Também iniciamos as inscrições para a sala de gastronomia e atendimento médico e odontológico, além dos agendamentos para emissão de documentos como RG e Certidão de Nascimento. Para que a população possa se inscrever aqui com a gente, são necessários originais e cópias dos principais documentos, que são carteira de identidade, cpf e comprovante de residência, para assistência em saúde é preciso adicionar o cartão do SUS”.
Cursos profissionalizantes, dança e dentista são algumas das demandas anotadas na lista da dona Maria do Socorro, doméstica que ainda não consegue acreditar no presente que os moradores do Jurunas, Condor e adjacências ganharam. “Isso aqui está sendo maravilhoso pra gente, era tudo o que a gente precisava, eu me lembro desse terreno aqui não tinha nada, hoje em dia eu vejo uma estrutura maravilhosa dessa, atendendo toda a população que está aqui, que somos pessoas que precisamos tanto. Eu nunca tinha visto uma coisa dessa e de graça, o Governo do Estado está dando pra gente o que precisávamos”.
Esbanjando muita tranquilidade, a vendedora e universitária Adriana Pimenta foi só elogios. “Eu estou aqui hoje buscando auxílio clinico porque não estou em condições de pagar particular. Eu achei tudo muito ótimo, funcionários excelentes, as pessoas precisam ter um pouco mais de paciência, não vamos conseguir resolver todas as nossas necessidades em um só dia, eu já consegui o que precisava, outras pessoas também irão”.
Esta é a sétima unidade das Usinas da Paz entregue pelo Governo do Estado, por meio do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que segue levando as comunidades vulneráveis, transformação social por meio de ações integradas de cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer.
Serviço
A UsiPaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h e aos domingos, de 8h às 18h, de acordo com as demandas da comunidade e das Secretarias e Fundações para a realização de eventos. A UsiPaz Jurunas/Condor fica localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, S/N, entre a Avenida Bernardo Sayão e a Travessa Honório José dos Santos.