Usipaz Jurunas/Condor terá ações de educação ambiental
Iniciativas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) ocorrem nos Territórios pela Paz, desde o ano de 2019
Técnica da Sespa orienta moradora em oficina sobre de ecobijuteria A sétima Usina da Paz (Usipaz) Jurunas/Condor, entregue a Belém, na última sexta-feira (21), será mais um espaço para as ações de educação ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A unidade receberá iniciativas de boas práticas ambientais e a promoção de complementação de renda para os moradores do bairro.
As ações, que ocorrem por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas, vão disponibilizar capacitações teóricas e práticas voltadas para as questões ambientais. Estão previstos o Curso de Agentes Ambientais; Oficina de Ecobijuteria; Oficina de Origami; palestras para alunos de ensino fundamental e médio sobre as temáticas relacionadas às mudanças climáticas, relacionada a década do oceano; e Oficina de Reaproveitamento de Resíduos e Geração de Renda.
A primeira atividade, já com data marcada para o dia 1º de novembro será de ecobijuteria a partir da reutilização do papel. A oficina ocorre de 9h às 12h, voltada para pessoas a partir de 15 anos. Os interessados devem fazer a inscrição na própria Usipaz.
Capacitação profissional – O curso de Agentes Ambientais fornece aulas teóricas sobre destinação de resíduos sólidos, coleta seletiva, reaproveitamento de materiais e promoção de debates, promovendo o aprendizado e a capacidade de elaboração de planos para sanar problemas dentro das comunidades. Além de formar multiplicadores ambientais, o curso contribui com o currículo profissional dos participantes, certificando-os como agentes ambientais.
Complementação de renda – Uma das atividades que alia consciência ambiental e lucratividade é a Oficina de Ecobijuterias, que estimula o reaproveitamento de materiais, principalmente o papel, que seria descartado no meio ambiente. São utilizados páginas de revistas, embalagens de papel de perfumes, sabonetes e de outros produtos como principal matéria-prima, para produção de colares, pulseiras, brincos e demais objetos artesanais que podem ser comercializados.
A oficina de Reaproveitamento de Resíduos e Geração de Renda é outra forma de promover a economia sustentável. Nas aulas teóricas são expostos os malefícios do descarte incorreto de material reciclável, como a sobrecarga dos aterros sanitários e a poluição do meio ambiente, uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem. Possíveis soluções são apresentadas nas aulas práticas, que instruem a confecção de coletores seletivos de resíduos domésticos; fabricação de sabão caseiro a partir da reciclagem do óleo usado de cozinha; e produção de biofertilizante, através do reaproveitamento de material orgânico em composteira. O sabão caseiro e o adubo também podem ser vendidos e complementar a renda familiar.
Essas ações de educação ambiental são desenvolvidas desde 2019 nos Territórios Pela Paz (TerPaz) e com a implementação das UsiPaz, a Semas passou a disponibilizar as capacitações também nessas unidades, da Região Metropolitana de Belém (RMB) e interior do Estado.
A coordenadora da Ceam, Andreia Monteiro, enfatiza outro trabalho desenvolvido com a participação da Semas na Usipaz, em parceria com órgãos integrantes da Intersetorialidade de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Terpaz, como o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) “Dentro desse processo foi solicitado a nossa colaboração para dar um suporte no plantio de mudas de plantas, fomos lá, levamos servidores e fizemos nossas comunicações com outras secretarias”, explica a coordenadora.