Graesp celebra Dia do Aviador com qualificação e pioneirismo da equipe de pilotos
O Grupamento tem a primeira piloto de helicóptero no Pará e na Região Norte oriunda da Polícia Civil
Em quase duas décadas de atuação, o Graesp é um instrumento fundamental para o Estado chegar a todas as regiões Um grupo de pilotos responsável por missões de segurança, saúde e logística em todo o Estado, que desempenhou um papel essencial durante a fase aguda da pandemia de Covid-19, forma o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Em quase 18 anos de atuação, o Graesp está entre as principais estratégias para chegar, com agilidade e eficiência, a todas as regiões do extenso território paraense.
Neste domingo (23), quando é celebrado o Dia do Aviador – data do primeiro voo realizado por Alberto Santos Dumont, em 1906 – o Grupamento comemora também a formação de inúmeros pilotos. Entre esses profissionais estão o tenente PM Kléber Barbosa e o capitão PM Édimo Coelho, promovidos a comandantes de aeronave, e a escrivã da Polícia Civil Cybelle Mota, a primeira piloto de helicóptero da instituição no Pará e na Região Norte.
Cybelle Mota inscreve seu nome na história do GrupamentoAtuando há cerca de 1 ano no Graesp, Cybelle Mota realizou em agosto deste ano seu primeiro voo. Ela conta que já vislumbrava os ares desde quando entrou na Polícia Civil, há quatro anos. Após a pandemia, Cybelle iniciou sua formação, primeiramente na parte teórica, em Belém, e depois em Curitiba (PR), onde ficou por dois meses sendo capacitada, obtendo a primeira habilitação. No Graesp, ela se qualificou para pilotar o helicóptero Esquilo, utilizado em operações policiais.
Pioneirismo - Na condição de primeira piloto de helicóptero do norte do Brasil, ela diz para outras mulheres. “O sonho é possível. É só não desistir, ter paciência, perseverança, e a gente chega aonde queremos”, garante Cybelle. “Eu fico muito feliz e grata pela confiança que a Segup, a Polícia Civil e o governador do Estado depositaram em mim, e só posso dizer que é felicidade total realizar um sonho, de fazer a minha carreira como policial e agora, piloto policial. Assim como a gente tem a tenente Suzane na aviação, no avião, agradeço por abrirem as portas para uma mulher também pilotar um helicóptero”, acrescenta.
Novos comandantes - Na aviação de Segurança Pública, a equipe da cabine é composta pelo comandante da aeronave (piloto em comando) e o segundo em comando (copiloto). O comandante é a autoridade máxima na aeronave, cabendo a ele zelar pela segurança de voo, dos tripulantes, passageiros e bagagens a bordo.
No Graesp, a trajetória inicia como copiloto. Para chegar a comandante é preciso preencher requisitos técnicos, ser aprovado em provas teóricas e práticas, ter horas de voo suficientes e proficiência. Além disso, necessita da indicação do Conselho de Voo da Unidade para ingressar no Plano de Ascensão, como prevê o Programa de Treinamento Operacional do Graesp.
Tenente PM Kléber Barbosa integra a equipe do GraespHá três anos no Grupamento, o tenente Kleber conta que sonhava em ser piloto desde criança. Com quase 1.000 horas de voo e diversas missões, o militar - que veio do Estado do Amazonas por meio de um termo de cooperação - afirma que o posto de piloto policial é uma realização.
“Recentemente, realizei um transporte de órgãos de Redenção (no Sul do Pará) para a capital, e foram quatro vidas salvas. Foi a minha primeira missão de transporte de órgão, e me comoveu. Nesse dia eu fiz até um vídeo e postei nas redes sociais, mostrando para as pessoas a importância da aviação e da Segurança Pública. Esse dia me trouxe de novo a sensação de que a nossa atividade é muito importante. Foram quatro vidas salvas somente com um voo, que eu fiz juntamente com os meus colegas e todo o Graesp”, ressalta.Capitão Édimo, o mais recente integrante da equipe
O mesmo sentimento externa o capitão Édimo, que ingressou no Grupamento como 1º sargento, na função de operador aerotático, e depois passou ao posto de mecânico de aeronaves. Em 2013 fez o curso de oficiais da Polícia Militar do Pará e chegou a 2º tenente, reunindo os requisitos para ser piloto de aeronaves.
Com mais de 1.200 horas de voo e mais de 100 missões, em agosto deste ano o capitão foi promovido a comandante, sendo o 18º no quadro de pilotos da unidade aérea. No Dia do Aviador, ele afirma a quem aspira ser piloto: “Acredite e vá à luta, que com esforço e dedicação a pessoa consegue realizar seus sonhos”.
Estrutura - Criado em 2004, o Graesp fortalece a Segurança Pública no Pará, sendo estratégico em ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e em resgate e transporte de pessoas, nas mais variadas condições. Mobiliza um efetivo com mais de 110 profissionais, entre pilotos, mecânicos, apoio de solo e administrativo, cedidos por órgãos de Segurança Pública, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.
Coronel Armando Gonçalves, diretor do GraespO Grupamento atualmente conta com 13 aeronaves, sendo seis helicópteros e sete aviões, utilizados em operações da segurança pública e ambientais, e no apoio aeromédico. Nos últimos quatro anos, destaca o diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves, foram realizadas mais de 12 mil horas de voo.
Baseado no tripé da aviação em segurança pública manutenção, qualificação e tecnologia, o Graesp, no Dia do Aviador, reforça o empenho em continuar sua missão de contribuir com as ações integradas das forças de Segurança Pública do Pará. “É uma honra poder falar sobre o Dia do Aviador, poder comemorar e participar, uma área em que a gente se enquadra perfeitamente. O Grupamento Aéreo, vinculado à Segup, tem colaborado e participado de forma efetiva na aviação do Estado, atendendo todas as secretarias”, enfatiza o coronel Armando Gonçalves.
Qualificação - Para executar as inúmeras missões, explica o diretor, os pilotos passam por constantes qualificações dos pilotos. Desde a formação, adequação ou treinamento de emergências, o efetivo atual, com 38 pilotos, passa por diversas etapas para garantir a qualidade e a excelência em voo, e ainda a manutenção preventiva.
“Nós conseguimos aumentar o nosso efetivo em mais oito pilotos. Além de que estamos formando 12 pilotos de helicópteros, e elevamos o efetivo de comandantes de aeronave àqueles que já voaram como segundo piloto. Só no ano de 2022 nós tivemos inúmeros treinamentos para melhorar a qualidade do nosso pessoal em frente a essa demanda toda, com excelência e segurança”, assegura.
Texto: André Macedo - Ascom/Segup