Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa realiza cerimônia de formação 1ª Turma do Curso Técnico de Órtese e Prótese 

Iniciativa quer formar profissionais da saúde para o suporte a pacientes com deficiência dentro do atendimento primário na rede pública de saúde

Por Melina Marcelino (SESPA)
21/10/2022 14h20

Formatura de profissionais de saúde promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)Dezenove alunos participaram da cerimônia de formação da 1ª Turma do Curso Técnico de Órtese e Prótese, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Escola Técnica do Sus no Pará “Dr. Manuel Ayres”. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), no auditório da secretaria. 

A proposta do curso é formar profissionais da saúde para dar suporte a pacientes com deficiência dentro do atendimento primário. Foram 1.200 horas de aulas divididos em seis meses de curso. Em Belém, as aulas foram ministradas na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR).

A diretora do Etsus, Elizete Braga, explicou que foi realizado um mapeamento para identificar todas as necessidades com relação a essa especialidade. “São profissionais que já trabalham em oficinas ortopédicas. Estamos qualificando, dando certificado, para que eles exerçam um trabalho com mais qualidade. Isso vai gerar qualidade no sistema, lá na ponta no atendimento e melhorar o serviço a pessoa com deficiência”. 

Equipe técnica e os profissionais, que já têm experiência em oficinas ortopédicas, com o certificado emitido pela Sespa Além de Belém, o curso formou ainda sete alunos em Santarém. Durante o evento, o secretário de saúde, Rômulo Rodovalho, disse que não adianta só construir equipamentos sem formar profissionais capacitados para atender o usuário do sistema de saúde. Ele ressaltou que mesmo sem repasse dos recursos do Governo Federal, o estado decidiu investir na graduação dos profissionais. “Temos compromisso com a população e por isso estamos aqui hoje graduando vocês nesse curso. Estamos muito felizes com esse momento, é um momento diferente e vamos continuar investindo na melhoria da assistência saúde. Existe a previsão da melhoria do atendimento e se tudo correr bem muito em breve estamos construindo dois CIIR no interior do estado”, enfatizou o titular da sespa.

Gastão dos Santos, de 62 anos, é técnico em ortopedia e foi um dos formandos da turma. Para ele, a certificação era o que faltava no currículo “Foi muito bom participar desse curso. Vou poder contribuir melhor com equipe e nos atendimentos com os pacientes”. Da plateia, a filha do formando aplaudia o pai e se disse orgulhosa pela conquista. “Ele nos viu formando e agora nós estamos aqui vendo e aplaudindo ele. Isso é motivo de orgulho e felicidade, pois vimos o quanto ele se dedicou, se esforçou. É prazeroso acompanhar o processo dele”, disse Dyane dos Santos.

A terapeuta ocupacional Rossicleia Sena, foi aluna do curso de Órtese e Prótese disse que o curso é uma oportunidade de abrir novos horizontes de conhecimentos e habilidades, além de poder perpetuar para outros colegas que não tiveram a oportunidade de participar. “Vamos poder ajudar as pessoas com deficiência que mais precisam”. 

A mesa foi presidida pelo titular da Sespa, Rômulo Rodovalho, Sabrina Souza Queiroz, coordenadora do curso técnico de órtese e prótese. Iraci Tupinambá, coordenadora estadual da pessoa com deficiência, Elizete Braga, diretora do Etsus.

Texto de Tatiane Freitas