Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Classe Hospitalar da Santa Casa celebra Dias das Crianças e Estudante com ações lúdicas

Brincadeiras e distribuição de brindes levaram alegria para as crianças em tratamento de hemodiálise na manhã desta sexta-feira (21).

Por Governo do Pará (SECOM)
21/10/2022 14h11

Professoras da Classe Hospitalar na Fundação Santa CasaComo parte das ações da Classe Hospitalar da Seduc, em parceria com a Santa Casa, as crianças que frequentam as aulas do programa tiveram uma programação especial de comemoração ao Dia das Crianças e do Estudante, celebrados neste mês. A atividade integrou pacientes, acompanhantes e até servidores que participam do dia a dia do setor e puderam viver momentos de descontração, como conta Jaycianne Mendes, mãe do paciente Thiago Silva, que há 3 anos faz tratamento no hospital.

"Esse momento da classe hospitalar é fundamental pra saúde mental das crianças que passam muito tempo em tratamento de hemodiálise, que é um momento difícil, mas que com a escola presente traz um pouco da rotina que eles teriam se estivessem fora do hospital e também a brincadeira que faz que eles e a gente que é mãe também esqueça do peso do tratamento", considera Jaycianne.

A técnica de enfermagem Célia Everton tem longa experiência com hemodiálise, mas encarou o desafio de trabalhar com pacientes pediátricos há apenas um ano. Ela reconhece a importância do funcionamento da Classe Hospitalar que garante atividades para além da terapia renal diária.Servidores no dia a dia também integraram as brincadeiras

"As crianças esquecem um pouco o tratamento e a gente começa a ver que tem os momentos difíceis da hemodiálise em si, mas também tem muitos momentos de alegria e brincadeira em que a gente também interage com as crianças.", conta a técnica.

Para a pedagoga Roseane Alcântara, que é uma das professoras da Classe Hospitalar em funcionamento dentro da Santa Casa, a comemoração das datas temáticas são importantes do ponto de vista didático e também promovem o lazer para os pequenos pacientes.

"A gente reforça o lado da criança enquanto criança que ela é. Apesar de estar em processo de adoecimento, essa criança tem o direito de brincar, tem o direito de participar de todas as atividades da infância. E a nossa preocupação, enquanto professoras de um espaço diferenciado de escola, é manter todas as atividades adaptadas à realidade que nós temos, para que o nosso aluno se sinta estudante dessa escola que é a Classe Hospitalar", ressalta Roseane.

A Classe Hospitalar da Seduc em parceria com a Santa Casa está em funcionamento dentro da instituição desde 2009. Atualmente estão sendo atendidos 85 alunos, 26 no Serviço de Terapia Renal Substitutiva e outros 59 nas enfermarias de pediatria.

Texto de Etiene Andrade - Ascom Santa Casa