Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IMUNIZAÇÃO

Sespa coordena Dia D de vacinação contra paralisia infantil neste sábado (22)

Confira os diferentes pontos de vacinação na Região Metropolitana de Belém neste final de semana

Por Giovanna Abreu (SECOM)
21/10/2022 11h24

No Dia D, neste sábado (22), Sespa irá contribuir para o aumento da cobertura vacinal disponibilizando vacinas contra a poliomielite em diferentes pontos da Grande BelémMãe de quatro filhos, a psicóloga Roberta Rios sempre esteve atenta ao calendário de vacinação para manter em dia a imunização dos pequenos. “Garantir a aplicação das vacinas nas datas corretas é fundamental, justamente, para evitar que doenças como a poliomielite, que já havia sido erradicada, volte. Não podemos minimizar os riscos dessa doença, nem seguir movimentos antivacina. Precisamos ter cuidado com a desinformação, que vem crescendo nos últimos anos, porque acabam enfraquecendo as campanhas de vacinação e incitando o medo de tomar vacina, o que não é correto”, diz. 

Neste sábado (22) será realizado o Dia D de vacinação contra paralisia infantil, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa). A escolha da data está relacionada ao Dia Mundial do Combate à Poliomielite (paralisia infantil), que é celebrado no dia 24 de outubro. O sábado foi escolhido para garantir que as famílias tenham maior disponibilidade para comparecer aos locais de vacinação. 

“Entendemos que a saúde da criança também contempla o seu calendário vacinal, por ser a prevenção de vários agravos, a exemplo da poliomielite. Quando os pais e responsáveis levam essas crianças para colocar em dia o calendário vacinal, eles estão cuidando da saúde dessas crianças. Nós precisamos reforçar sempre a importância da prevenção e da sensibilidade às campanhas”, pontua a enfermeira da Sespa, Bárbara Gadelha.

A Sespa é responsável pela distribuição das vacinas para todos os municípios do estado do Pará, assim como auxilia o poder municipal na definição de estratégias para ampliar todas as coberturas vacinais. O Ministério da Saúde traçou como meta para afastar completamente o risco do retorno da poliomielite no país, 95% de cobertura vacinal. O estado do Pará, no momento, está com 47,18%. Para aumentar esse quantitativo, a Sespa vem intensificando os esforços diretamente com os 144 municípios do estado.


Postos de vacinação -

A Sespa irá contribuir para o aumento da cobertura vacinal disponibilizando vacinas contra a poliomielite em diferentes pontos da Região Metropolitana de Belém: 

22/10 (Sábado - Dia D):

9h às 21h - Unidade Móvel da Sespa (ao lado da Basílica de Nazaré)
8h às 13h - Carreta TerSaúde (Icoaraci - Tv. Berredos, 324)
8h às 13h - EEEF Waldemar Henrique (Bengui - Tv. Transmangueirão) 
8h às 13h - EEEF Princesa Isabel (Atalaia - Passagem Santa Inês, 925)

23/10 (Domingo):

9h às 21h - Unidade Móvel da Sespa (ao lado da Basílica)
8h às 13h - Carreta TerSaúde (Terra Firme - Av. Tucunduba)
8h às 13h - EEEF Aldebaro Klautau (Tapanã - Alameda Seis)
8h às 13h - EEEF Horácio Evelin (Cidade Nova 8 - Estrada da Providência, 54)

25/10 (Terça-feira):

8h às 17h - Usinas da Paz (Marituba, Icuí-Guajará, Cabanagem, Bengui, Jurunas/Condor, Canaã dos Carajás e Parauapebas).

Não esqueça de levar a carteira de vacinação da criança. Não podendo ir a algum desses pontos, procure uma Unidade Básica de Saúde do seu município.