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Seminário aborda desafios da gestão do Ensino Médio no Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/06/2018 00h00

A 4ª edição do "Seminário Fluxo escolar: desafios e ações de enfrentamento", em Belém, teve como foco este ano as escolas de ensino médio da rede estadual. O encontro visa fortalecer o Programa Jovem de Futuro (PJF) como estratégia de implementação do Circuito de Gestão. O evento ocorreu na quinta-feira, (21) promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco.

O seminário reuniu gestores educacionais, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos da Seduc. Na ocasião, a partir de painéis expositivos foi proposta a reflexão sobre ações de enfrentamento dos desafios do fluxo escolar, a partir dos indicadores de rendimento (considerando as taxas de aprovação, de reprovação e de abandono), apresentados pelo conjunto de escolas públicas de ensino médio no Pará.  

A importância de uma gestão qualificada das evidências da trajetória de rendimentos dos estudantes, a fim de promover uma discussão sobre a importância do fluxo escolar para o alcance de melhores resultados de aprendizagem, também esteve em pauta no encontro. Ainda na programação, foram realizados grupos de trabalho que trataram sobre estratégias de enfrentamento aos desafios do fluxo escolar. 

De acordo com dados de pesquisas realizadas pelo Instituto Unibanco, no Pará, o acesso escolar ao ensino médio de jovens, de 2004 a 2014, foi progressivo. No resultado final, o Estado ficou em primeiro lugar em comparação aos outros. 

Implantado desde 2012 no Pará, o Programa Jovem de Futuro tem como objetivo o redesenho curricular das escolas e fortalecer a gestão escolar, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Assim, as ações buscam colaborar o acesso, a permanência e a conclusão, com sucesso, dos jovens na escola. 

No Pará, são atendidas 203 escolas distribuídas em dez municípios. Nos últimos dois anos, o número passou de 45 para 155 escolas atendidas pelo programa. Este ano, ingressaram 48 escolas instituições entre: Belém (132); Marabá (19); Santarém (25); Belterra (1); Mojuí dos Campos (1); Castanhal (15); Altamira (5); Bragança (3); Barcarena (1) e Maracanã (1). 

"Queremos apresentar para as 203 escolas que atendemos quais ações podemos executar para enfrentar esse fluxo, para que a gente não perca esses alunos. O trabalho realizado de forma integrada com outros setores, como o censo e matrícula escolar, obtivemos os dados para traçar a realidade da Educação no nosso Estado", explica a coordenadora do Ensino Médio, da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), da Seduc, Michely Alves.