Secom realiza oficina de fotografia na Usina da Paz do Benguí
O curso gratuito segue até sexta-feira (21), na Usina da Paz do Benguí.
Com objetivo de abordar a produção fotográfica e suas finalidades, a Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom), por meio da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária, realiza uma oficina sobre técnica fotográfica na Usina da Paz do Benguí, em Belém. Vinte e cinco participantes são beneficiados pelo curso.
Voltada para iniciantes, a oficina possui uma temática definida que é o Círio de Nazaré, portanto, as produções da turma são relacionadas ao tema específico, considerando o protagonismo das narrativas por parte da população beneficiada e o estímulo ao olhar crítico.
"Que eles possam aprender que a fotografia tem um universo diversificado, e que eles são capazes de fazer imagens que possam falar de assuntos bem mais profundos, com o equipamento que eles tem que é o celular. Não é o equipamento que vai lhe identificar como fotógrafa (o) e sim o seu conhecimento, sua cultura sua sabedoria, seu conhecimento. Quero tirar eles das zonas de conforto, tirar as escamas dos olhos para que eles possam enxergar a beleza do mundo que temos, já que sem isso, a técnica não vale de nada", explica a fotojornalista Ursula Bahia, que ministra o curso.
O objetivo da Diretoria de Comunicação Popular é criar pólos de comunicação comunitária nas comunidades por meio da realização de atividades formativas, que viabilizem a produção de produtos midiáticos por parte da comunidade beneficiada. Posteriormente, a Diretoria também coordena e executa atividades de interação entre o Governo estadual e os produtos/veículos de comunicação popular e comunitária criados interna e externamente aos projetos.
"Além de trabalhar os conteúdo de fotografia, os participantes também participam de uma visita a uma galeria fotográfica no bairro da Campina, uma forma de aguçar a sensibilidade e curiosidade sobre a produção fotográfica. Os participantes também farão registros no Centro Arquitetônico de Nazaré. Nossa expectativa é de fazer uma exposição com essas fotos dentro da Usipaz Benguí", destaca Fabio Oliveira, coordenador da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária da Secom.
O curso gratuito segue até sexta-feira (21), na Usina da Paz do Benguí.