Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGILIDADE

HGT reduz fila de espera por cirurgias eletivas em usuários da região

Iniciativa ajuda a descentralizar o serviço de oferta de cirurgias na região nordeste do Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
20/10/2022 08h27

Com o objetivo de oferecer maior celeridade na fila de espera por procedimentos eletivos de cirurgias, a partir da grande demanda de usuários em atendimento nos Ambulatórios, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) segue otimizando o seu fluxo interno de procedimentos todos os dias com o intuito de descentralizar o serviço de oferta de cirurgias na região nordeste do Pará.

A iniciativa da gestão da unidade hospitalar, por meio da Diretoria Técnica, realiza vários procedimentos, entre eles a retirada da vesícula biliar (colecistectomia), além de hérnioplastias, cirurgias ginecológicas e outras cirurgias gerais.

“O Estado trabalha para que a espera não seja prolongada e o paciente receba o atendimento no tempo adequado. A ideia é melhorar e buscar atingir a meta que é tirar os pacientes das filas de espera”, disse o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho. 

De acordo com o diretor técnico do HGT, Marcello Ferreira, a ação garante rapidez no atendimento. “Estamos reduzindo a fila de espera por cirurgias menores, o que desafoga uma grande demanda reprimida na região a que pertencemos, pois o HGT acolhe moradores de municípios próximos como Moju, Abaetetuba, Goianésia do Pará, além das vilas e zonas rurais”, explica.

Uma das contempladas foi Maria Nascimento, de 41 anos, que passou pelo procedimento cirúrgico de colecistectomia na última quarta-feira (19). Carla Nascimento, de 50 anos, irmã e acompanhante da paciente, ficou satisfeita com a ação da unidade hospitalar.

“Muito boa a iniciativa do HGT em agilizar o procedimento cirúrgico. A gente chega, é consultada pelo médico, rapidamente realizamos os exames pré-operatórios e dentro de alguns dias já estamos sendo chamados para a cirurgia. Excelente essa tomada de decisão”, ressaltou ao parabenizar a equipe. 

De janeiro a setembro de 2022, o HGT já conduziu 905 cirurgias eletivas. No total de procedimentos cirúrgicos (incluindo as cirurgias de urgência), a unidade hospitalar já realizou cerca de dois mil, no mesmo período.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91)

Texto: Pallmer Barros/Ascom HGT