Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO INTEGRAL

Semana da Criança promovida pelo Ministério Público é aberta na UsiPaz Cabanagem

Realizada há oito anos, a Semana divulga direitos de crianças e adolescentes em uma programação com eventos culturais

Por Raiana Coelho (SECTET)
19/10/2022 20h33

Resultado de uma parceria entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), e o Ministério Público Estadual (MPE), foi aberta nesta quarta-feira (19) a VIII Semana da Criança, na Usina da Paz Cabanagem, em Belém. Com o tema “Desafios à Proteção Integral”, o evento busca divulgar os direitos das crianças e adolescentes, conscientizando a população sobre essa temática, além de fornecer atrações culturais ao longo da programação.

UsiPaz Cabanagem sediou a abertura da Semana da Criança“O Ministério Público realiza, há oito anos, a Semana da Criança, e nossa instituição prima para que esse evento seja direto com a comunidade, e encontramos isso exatamente aqui na Usina da Paz, que é esse espaço pensado para a cidadania. Então, esse ano nós escolhemos realizar o nosso evento aqui na Cabanagem. Antes, o Ministério Público esteve em cinco escolas. Nós trabalhamos o tema da proteção integral. Os alunos compreenderam e produziram arte. Eles vão se apresentar hoje elaborando música, peças de teatro, poesia, todas embasadas em temas relacionados à proteção integral, que são exatamente os direitos deles”, disse a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância do MPPA, Mônica Freire.

A programação foi realizada no teatro da UsiPaz e contou com apresentações lúdicas de alunos de escolas públicas do entorno, como a da turma do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Batista Campos, que reproduziu os conhecimentos recebidos na peça teatral “Roubaram Minha Inocência”. 

“Nossa encenação falou sobre muita coisa que a criança vive hoje em dia, quando são obrigadas a ter contato com violências que não deveriam ocorrer e, por isso, precisam amadurecer rápido. É muito importante podermos nos expressar dentro da nossa comunidade, principalmente através da arte”, explicou a estudante Luciana Ribeiro, 17 anos.

Sair da rotina - Dorimar Rocha, diretora da Escola Cônego Batista Campos, avaliou que o evento “é 100% de gratificação para os professores, para a direção e, principalmente, para os alunos, porque eles saem da escola e conseguem conviver com outras atividades que não são aquelas rotineiras, que eles normalmente vivem em sala de aula, e aqui dentro do espaço do TerPaz (Territórios Pela Paz) é melhor ainda, porque é um espaço bonito, atrativo e que possibilita eles saírem da escola, de casa, e virem aqui e, quem sabe, sair daqui fazendo cursos ou qualquer outra atividade que vá edificá-los futuramente”.

Também foram ofertados à população serviços do Ministério Público, por meio das promotorias de Registros Público e de Família, com orientação jurídica sobre ações de alimentos, guarda, divórcio e reconhecimento de paternidade, além das ações de cidadania, como emissão de carteira de identidade, pela Polícia Civil, e atendimentos de prevenção à saúde e vacinação oferecidos pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Houve ainda a distribuição de material informativo referente ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Também houve espaço destinado à mostra e venda de produtos artesanais confeccionados por jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e por mulheres envolvidas no projeto que estimula o empoderamento feminino.

“Ficamos muito satisfeitos em sermos parceiros, em podermos utilizar esta magnífica estrutura da Usina da Paz, que é um complexo comunitário inigualável no Brasil, em condições de atrair realmente nossos jovens e, principalmente, trabalharmos com a formação da consciência, a formação para valores, educar as nossas crianças para a justiça, para a solidariedade, para a transparência, para o compromisso com os seus irmãos. O Ministério Púbico sempre poderá contar com nossa fraterna adesão”, garantiu Ricardo Balestreri, titular da Seac.

Programação da VIII Semana da Criança:

- 20/10/2022 (quinta-feira) – MPPA - Auditório da Promotoria de Justiça de Infância e Juventude, a partir de 08h30.

- 21/10/2022 (sexta-feira) – MPPA - Auditório Nathanael Farias Leitão, a partir de 08h30.