Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENÇÃO À SAÚDE

Sedop promove palestra sobre prevenção do câncer de mama para servidores

Em alusão à campanha nacional Outubro Rosa, evento orientou quanto ao autoexame e à importância do diagnóstico precoce

Por Lilian Guedes (PC)
19/10/2022 18h10

Em alusão ao mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) promoveu, nesta quarta-feira (19), uma palestra para os servidores que atuam no prédio-sede da Secretaria, em Belém. A palestra sobre temas relativos à campanha Outubro Rosa foi ministrada pela enfermeira oncologista Michele Monteiro, da Coordenação Estadual de Atenção Oncológica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela ressaltou a importância do autoexame e do diagnóstico precoce. 

Enfermeira Michele Monteiro esclareceu dúvidas e orientou as servidoras sobre diagnóstico precoce“A gente tem que ser não só ‘Outubro Rosa’, mas o ano inteiro a gente tem que ser rosa nesse momento de olhar para si, de cuidar de si, verificar se os exames estão atualizados, principalmente para mulheres de 50 a 69 anos. Para mulheres de 40 a 49 anos é importante passar no médico para saber se realmente tem a necessidade de um exame clínico, do ultrassom ou mamografia. Mais que tudo isso é o foco que a gente vem trazendo dentro da Sespa, que é do autocuidado, de olhar para si, de ver suas necessidades, pensar na questão da sua saúde física, mental, emocional e espiritual. É isso que a gente traz nessa saúde mais integrativa e holística, e é nesse processo que a gente vem trabalhando na Sespa, não pensando não apenas no fisiológico e midiático do outubro, mas ele como o ano todo, uma vida toda para que seja sempre a mulher a lembrar que tem que ser cuidada sempre”, frisou a especialista.Momento de meditação e relaxamento durante o evento na Sedop

Informações - Além da importância do autoexame, autoconhecimento do corpo e do acesso às informações, a enfermeira abordou a ligação dos aspectos emocional, mental e espiritual que são também fundamentais durante todo o tratamento da doença. Durante a palestra, Michele Monteiro esclareceu dúvidas e proporcionou um momento de meditação e relaxamento para as servidoras que acompanharam, atentas, todas as informações sobre diagnóstico e tratamentos disponíveis.

Para a servidora Ellen Né, do setor de Planejamento e Controle da Secretaria, ter um momento voltado à promoção da saúde feminina é fundamental. “Embora seja recorrente e todo mundo diga que sabe sobre o câncer de mama, no fundo todos nós temos dúvidas. Essa palestra e esse momento foram importantes, pois esclareceram dúvidas de todos, e acrescentaram um pouco mais de conhecimento. É comum a gente falar dos nódulos, mas há outros sintomas que podemos identificar, como vermelhidão e líquido, que também são sinais de alerta. Para mim foi uma atualização. Me lembrou que meu exame está marcado para amanhã, mas eu já estou há três anos que não faço exames. Eu era recorrente, todo ano não faltava, mas em 2019 foi o meu último. Hoje veio a calhar, pois há uma série de situações que vamos deixando e achando ser menos importantes. Esses momentos são gratificantes, oportunos para nós enquanto servidoras e mulheres que temos essa vida de equilibrista”, disse Ellen Né.