'Espaços Abertos' promove momentos de diversão às crianças durante espera na pediatria
A iniciativa é uma parceria entre as Fundações que foi planejada e bem recebida pelos pacientes
A espera para consultas em hospitais muitas vezes é cansativa, principalmente para as crianças, que não têm o que fazer a não ser esperar, contando com a paciência. Foi pensando neste momento que a Fundação ParáPaz, através do projeto “Espaços Abertos”, iniciou uma estratégia que ameniza o tempo e garante sorrisos e brincadeiras aos pacientes e seus acompanhantes no ambulatório de pediatria da Santa Casa de Misericórdia do Pará.
A iniciativa, que esteve pela segunda vez na sala de espera do hospital, é uma parceria entre as Fundações que foi planejada e bem recebida pelos pacientes, como pontuou o educador físico e coordenador do projeto, Carlos Valente. “Foi um momento muito especial e gratificante onde ampliamos nossa área de atuação levando nossa Fundação para junto à comunidade atendida na Santa Casa. As brincadeiras acabam sendo uma forma de inclusão e interação para as crianças, que vivenciam momentos que estimulam a imaginação, como a contação de histórias, o teatro de fantoches”, avaliou Carlos, que finalizou, “É uma proposta que atende dentro da área da educação, esporte e lazer”.
Jogos de tabuleiro, cantigas de roda, pinturas e musicalização são algumas das atividades lúdicas disponíveis durante a programação, realizada de 8h às 12h. Segundo Carlos, o objetivo é manter as atividades ao menos uma vez por semana e ampliar o atendimento lá mesmo, no hospital, porém na área em que os pacientes de diálise se encontram. “A proposta está sendo avaliada e em breve vamos garantir uma manhã alegre às crianças em outro setor e assim vendo as outras necessidades”, completou.
Espaços Abertos – O projeto é executado durante ações externas da Fundação ParáPaz na Região Metropolitana de Belém e municípios do interior do Estado. O objetivo é promover o acesso ao esporte, à cultura e ao lazer além de proporcionar inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população. Dependendo do espaço, o projeto ainda possibilita outras modalidades, como futebol, manbol, voleibol, cabo de guerra, entre outros.