Sespa promove ação de vacinação durante o Círio das Crianças
Durante o período da quadra nazarena, a Secretaria está com uma unidade móvel ao lado da Basílica Santuário disponibilizando vacinas e testes contra Covid-19, HPV e a vacina tríplice viral
O Círio das Crianças, realizado na manhã deste domingo (16) é o momento em que pais e responsáveis levam suas crianças para louvar Nossa Senhora de Nazaré, agradecer e pedir proteção, mas nesse Círio a proteção contra poliomielite também é destaque.
"A gente veio pro Círio agradecer pela saúde da minha neta Helena de 3 anos e aproveitamos para vacinar", explica Marcia Lavareda.
Visando ampliar a cobertura vacinal contra poliomielite da população infantil do Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está promovendo uma série de ações durante o mês de outubro. O Ministério da Saúde instituiu como meta que 95% das crianças estejam imunizadas para afastar o risco do retorno da doença, considerada erradicada no país há mais de 30 anos. Porém, a atual cobertura do estado do Pará está em 45,75%.
Bárbara Gadelha, enfermeira da Sespa, esclarece que a poliomielite, que causa a paralisia infantil, éuma doença imunoprevinivel. " A forma de proteger nossas crianças é a vacina, por isso a gente pede que os pais e responsáveis verifiquem a carteira de vacinação das crianças e caso esteja com alguma dose atrasada, procurem os postos de vacinação dos municípios"
E foi justamente para atualizar a carteira de vacinação que a Thaiane Thesouro trouxe a filha Agnes, de 2 anos.
"Essa campanha do Estado está sendo super importante, ela estava doente na época da vacinação contra poliomielite e agora aproveitei pra atualizar, não faz sentido uma doença que já foi erradicada voltar por conta de desinformação de rede social", diz a mãe.
Durante o período da quadra nazarena, a Secretaria está com uma unidade móvel ao lado da Basílica Santuário disponibilizando vacinas e testes contra Covid-19, mas nesse dia do Círio das Crianças, a equipe do ônibus reforçou à vacinação de crianças, disponibilizando, além do imunizante contra poliomielite, a vacina contra Covid-19, HPV e a vacina tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola. As vacinas para Poliomielite estão disponíveis para menores de 5 anos e Tríplice Viral para crianças de 1 a 4 anos e HPV para crianças acima de 9 anos.
Segundo Keliane Sampaio, as vacinas são muito importantes, por isso ela trouxe os dois filhos para vacinar, Thales, de 10 anos e Theo, de 2 anos.
"Trouxe o Theo para tomar a gotinha, a gente vê que cada dia que passa as vacinas livram a gente de epidemias. Meu filho mais velho tem a carteira completa e sempre foi muito saudável, hoje ele vai tomar a vacina contra o HPV", alerta Keliane
Campanha
Outra ação realizada pela Sespa para ampliar a cobertura vacinal do estado é a extensão da campanha estadual de vacinação até o dia 31 de outubro. Todos os municípios do estado estão abastecidos com imunizantes, aptos a realizarem a aplicação das vacinas nas crianças.
O dia 22 será o Dia D da campanha, com a Sespa reforçando a divulgação e estimulando os municípios a ampliarem os esforços para aumentar o número de vacinados.
A Sespa alerta que é fundamental que os responsáveis pelas crianças levem o cartão de vacinação neste dia para que o ciclo vacinal correto seja realizado.