Hospital Regional do Tapajós realiza festa de Dia das Crianças para pequenos pacientes
A ação comemorativa beneficiou todas as crianças internadas na unidade e contou com diversas atividades, brincadeiras e distribuição de presentes
Comemoração envolvendo pacientes e funcionários é parte do projeto ″Terapia com Alegria″Foto: Moisés Sodré / HRTAs crianças internadas na ala pediátrica do Hospital Regional do Tapajós (HRT), unidade gerenciada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em Itaituba, ganharam uma comemoração pelo Dia das Crianças na última quarta-feira (12). Eles puderam participar de brincadeiras, atividades lúdicas e receberam presentes.
A ação comemorativa faz parte da programação de humanização da unidade, sendo promovida pela equipe de enfermagem com o apoio da Comissão de Humanização, contando ainda com a participação de acadêmicos de pedagogia do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).
Os pacientes internados e seus familiares foram convidados para participar das atividades, em que cada um recebeu lembrancinhas e brinquedos. Segundo a enfermeira Jocicleia Rodrigues, a festa faz parte do projeto "Terapia com Alegria", que busca aliviar o estresse gerado pelo processo de hospitalização nas crianças e seus familiares.
Foto: Moisés Sodré / HRT“A iniciativa ajuda a suavizar o período de internação da criança. As atividades atenuam a ruptura com o dia a dia, decorrente da internação hospitalar. A criança volta renovada e muito motivada”, afirma a enfermeira.
As atividades lúdicas e brincadeiras foram desenvolvidas pelos acadêmicos, que fizeram uma visita surpresa fantasiados de diversos personagens divididos em grupos para atender todos setores. Além disso, houve distribuição de tiaras de princesas e máscaras de super-heróis confeccionados pelos colaboradores da UTI pediátrica.
No total, cerca de 20 crianças foram presenteadas com diversos brinquedos, entre elas, da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica UTI/PED, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal UTI/NEO e nas Clínicas de Internação.
Maria dos Santos Borges, mãe de uma das crianças internadas no HRT, aprova a iniciativa. “É um incentivo para as crianças. Todas elas ficam visivelmente mais felizes, o que contribui para o tratamento”, conclui.
“Ação foi um sucesso e arrecadamos um número considerável de brinquedos. Preparamos um momento especial de alegria, lazer e descontração para as crianças, no qual elas puderam realmente festejar a infância mesmo dentro do ambiente hospitalar”, afirmou Matheus Coutinho, diretor da unidade.
Os organizadores do projeto informaram que os brinquedos que sobraram ficarão guardados para serem disponibilizados na brinquedoteca que está sendo criada na unidade.
Texto: Moisés Sodré