Sefa, PM e Semas apreendem mil metros cúbicos de madeira em Moju
Equipes de fiscalização da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Batalhão de Polícia Ambiental da PM apreenderam, na última sexta-feira, 22, próximo ao município de Moju, uma balsa com cerca de mil metros cúbicos de madeira, que seguia em direção ao município de Belém. O valor da carga está estimado em R$ 700 mil.
Segundo o auditor fiscal Erik Pamplona, da Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Belém, durante a abordagem não foram apresentados documentos fiscal e nem relativo à licença ambiental para transporte de madeira.
A mercadoria apreendida foi encaminhada para o depósito da Semas em Moju, onde será periciada e feita a contagem das espécies de madeira existentes. Além da mercadoria, a tripulação da balsa foi retida para dar explicações.
A exploração irregular de madeira é considerada crime, e a apuração será feita pela Semas e Polícia Civil. A Sefa vai emitir auto de infração para cobrar o imposto incidente sobre o frete da madeira.
De acordo com o diretor de Fiscalização da Sefa, o auditor de receitas estaduais Shu Yung Fon, Sefa, Semas e Batalhão de Polícia Ambiental intensificaram as ações integradas neste período de verão, quando aumenta o transporte de madeira pelos rios.