Polícia Civil promove ação de educação ambiental voltada para crianças
Evento alusivo ao Dia da Criança contou com oficinas e painéis educativos que, de forma lúdica, abordaram a preservação do meio ambiente
Crianças assistem ação de educação ambiental na Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa)A Polícia Civil do Pará realizou, na manhã desta quinta-feira (13), a primeira edição do Projeto Curumim, para a difusão de boas práticas ambientais voltadas a crianças de 6 a 12 anos. O evento, alusivo ao Dia das Crianças, foi realizado por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e contou com a participação de crianças com deficiência (PCDs), alunas de escolas públicas. A programação aconteceu na sede da Demapa, no bairro da Marambaia, em Belém.
Durante o evento, o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, destacou a importância da iniciativa. “Este projeto é uma iniciativa da Polícia Civil para despertar nas crianças e nos jovens a importância da preservação do meio ambiente, da proteção das nossas florestas, dos nossos animais e dos nossos rios. Parabenizo todos os participantes envolvidos neste projeto maravilhoso”, declarou.
Ação da PC abordou temas sobre atitudes sustentáveisDurante toda a manhã, as crianças participaram de oficinas e painéis educativos que, de forma lúdica, abordaram temáticas voltadas à preservação do meio ambiente e à adoção de bons hábitos ambientais.
Terapeuta ocupacional, Fabiane Silva participou do projeto como ministrante de uma das oficinas, e reforçou a necessidade da inclusão das crianças em ações que tratam sobre a preservação do meio ambiente.
“Gostaria de parabenizar a Polícia Civil pela iniciativa de aproximar a comunidade cada vez mais das ações. Acho importante que as crianças sejam incluídas nestes projetos para que elas possam conhecer sobre o trabalho, seus papéis, direitos e deveres como cidadãos na preservação do meio ambiente,” pontou a terapeuta ocupacional.
O projeto “Curumim” surgiu da necessidade encontrada pela Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) de transmitir às crianças as suas responsabilidades na preservação do meio ambiente, a fim de contribuir para a formação de uma geração futura mais consciente sobre as questões ambientais.
“Tivemos essa ideia e executamos através da Sala Verde, que é um projeto dentro da Demapa para práticas voltadas à defesa do meio ambiente. Este é um projeto piloto e a nossa ideia é a de poder expandi-lo no futuro,” informou o delegado Waldir Freire, titular da Demapa.
Além da Polícia Civil, a programação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e outros órgãos apoiadores.