Alunas da UsiPaz Bengui abrem exposição "Mantos da Paz", em Ananindeua
Jovens do bairro confeccionaram as peças que poderão ser vistas em shopping da Grande Belém
Cor, brilho e criatividade envolvem o trabalho realizado por moradoras do bairro do Bengui, em Belém, território onde a Usina Da Paz Padre Bruno Sechi está instalada, e local em que foram elaborados dez mantos de Nossa Senhora de Nazaré. As peças estão em exposição, desde a última segunda-feira (03) até 31 deste mês, na mostra “Mantos de Paz”, no terceiro piso do shopping Metrópole, em Ananindeua.
“Eu achei muito interessante por eu nunca ter visto uma oficina dessa sendo oferecida gratuitamente para as pessoas. Essa foi a primeira atividade que fiz na Usina da Paz; esse complexo perto da gente tem sido muito bom, porque nos proporciona várias oportunidades de a gente aprende as coisas, se aprimorar em diversas áreas. Com certeza vou participar muito mais das programações da UsiPaz”, disse Valdirene da Conceição, sobre a oficina de confecção de mantos, que ela frequentou para a preparação das peças da exposição.
De acordo com a coordenação da UsiPaz Bengui, as aulas ocorreram na sala de corte e costura da UsiPaz durante sete dias. Nesse período, foram abordadas a construção dos itens manuais em um processo artesanal, dentro de uma temática nortista que se alinha com a festividade nazarena. Na oficina, as alunas foram incentivadas a trabalhar com materiais mais alternativos, lançando mão do reaproveitamento, com foco na comercialização e geração de renda. A oficina foi ministrada pela assistente social e arte educadora, Juliana Lebrego.
“Representa muito elas terem o trabalho exposto em um espaço importante, onde vão receber todo o reconhecimento e a importância de serem vistas como mulheres artesãs”, afirmou Lebrego.
Juliana Chaves é coordenadora da Usina da Paz no Bengui e avalia positivamente a atividade, que pode se reverter em novas oportunidades para as participantes.
“É muito gratificante para gente, que trabalha na Usina, ver as pessoas que participaram dos cursos e oficinas terem seus trabalhos sendo reconhecidos, tendo uma vitrine como é o espaço de shopping, local onde elas vão ver mais pessoas tendo acesso ao trabalho delas, receberem encomendas. A gente que convive com a comunidade local só deseja que os integrantes cresçam ainda mais. Isso é maravilhoso”, afirmou.
Sobre a elaboração dos mantos de Nossa Senhora de Nazaré, a autônoma Rosilene dos Santos explicou que sua peça tem uma vertente mais natural e leve. “Quando nos informaram que nosso trabalho seria exposto em um shopping, eu fiquei maravilhada. É uma coisa que a gente criou, saindo das dependências da Usina da Paz e chegando aos olhos de muita gente, porque muita gente passa pelo shopping. Nunca imaginei ter uma coisa minha sendo comercializada em um lugar como esse”, frisou.
SERVIÇO: A Exposição “Mantos da Paz”, com dez peças inspiradas na Virgem de Nazaré e confeccionadas por alunas da Usipaz, ficará em exibição até o dia 31 de outubro, em um quiosque montado no terceiro piso do Shopping Metrópole.