Hospital da Transamazônica conquista recertificação nacional de excelência
Há um ano, unidade, em Altamira, mantém a certificação ONA 3, reconhecimento de mais alto nível da Organização Nacional de Acreditação
Profissionais do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, comemoram renovação da certificaçãoO Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, sudoeste do Pará, encerrará o ano com uma conquista importante: a renovação da certificação de qualidade ONA 3 Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), maior certificação nacional de acreditação hospitalar.
O selo atesta, mais uma vez, o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O HRPT conquistou a certificação ONA 3 pela primeira vez em 2016 e, após auditoria de reavaliação realizada no último mês de setembro, manteve o mais alto nível de acreditação.
Unidade hospitalar é referência para casos de média e alta complexidades para municípios da região Xingu, no ParáO Regional da Transamazônica, unidade que pertence ao Governo do Pará, é referência para casos de média e alta complexidades para uma população estimada em 500 mil pessoas, dos nove municípios da região Xingu.
De acordo com Edson Primo, diretor Hospitalar, o reconhecimento obtido com a certificação reafirma o compromisso da gestão, com foco na segurança do paciente e na qualidade dos processos em seus mais altos níveis.
“Com a certificação, ganhamos confiança e passamos credibilidade aos nossos pacientes. Sem dúvidas, é uma experiência que motiva toda nossa equipe e nos impulsiona para a melhoria constante”, ressalta o diretor.
Profissionais de saúde em ação no RegionalProcesso de auditoria
Para renovar a certificação, o HRPT passou por auditoria entre os dias 12 e 13 de setembro, realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, associada à ONA.
A entidade avalia as unidades de saúde em três níveis de abrangência: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. Antes de confirmar o título, a auditoria apura centenas de processos internos que envolvem o atendimento.
Ao todo, a fundação avaliou a qualidade e eficácia dos 1.170 itens e rotinas internas em todos os setores do hospital, atestando a qualidade da gestão.
Durante o processo, o desenvolvimento de ações que fomentam a segurança do paciente no HRPT foi citada como um ponto forte. O projeto “Multiplicador de Atitude”, que ensina profissionais, pacientes e acompanhantes a fazer uma higienização correta e com a técnica adequada para limpar todas as áreas das mãos, foi um dos destaques mencionados na auditoria.
Outros pontos importantes foram a oferta de treinamentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos colaboradores e o “Encontro de Prematuros”, evento que busca orientar os pais que acompanham os filhos prematuros internados na unidade. A ação também conta com a participação de mães que já passaram pela experiência no hospital.
Segundo Roberto Santana, supervisor do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), o trabalho desempenhado na instituição tem como objetivo manter o esforço contínuo pela excelência assistencial, atrelado à segurança e à humanização no cuidado ao paciente.
“São muitos desafios e buscamos sempre nos aprimorar. Quando identificamos que algum processo está com dificuldade, nosso principal foco é trabalhar em conjunto para resolver esta situação. Assim, conseguimos acompanhar e gerar ciclos de melhorias, com foco em prol dos nossos pacientes”, explica Roberto.
Texto de Karine Sued