Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E CIDADANIA

Obras do Hospital Pediátrico de Ananindeua avançam com 55% dos serviços executados

Unidade terá 70 novos leitos, incluindo Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)

Por Giovanna Abreu (SECOM)
11/10/2022 12h45

Área interna do Hospital Pediátrico de Ananindeua, cujas obras estão adiantadas em Ananindeua Cerca de 55% das obras do Hospital Pediátrico de Ananindeua estão executadas. A unidade é a primeira, em Ananindeua, construída para atender exclusivamente crianças e adolescentes até os 14 anos de idade. Ao todo, serão disponibilizados 70 novos leitos, incluindo Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e atendimentos de média e alta complexidades. A construção é realizada por meio de convênio entre Governo do Estado e a Prefeitura do município.

“Uma das estratégias adotadas pelo Governo do Estado é fortalecer a saúde em todas as regiões. A parceria com a Prefeitura de Ananindeua para construir um hospital pediátrico vai beneficiar muitas crianças de toda a Região Metropolitana”, destacou o secretário de Saúde do Pará (Sespa), Rômulo Rodovalho.

Entre os serviços com mais de 50% das obras já executadas, estão: instalações elétricas; rede de tratamento de esgoto (ETE); instalação hidrossanitária; conclusão do abrigo que receberá a usina medicinal; instalações de combate a incêndio; início das instalações dos equipamentos de climatização das salas cirúrgicas com sistema de ar condicionado VRF, garantindo atendimento humanizado aos pacientes e equipe multiprofissional.

Serviços tem mais de 50% das obras já executadas e áreas já têm instalações elétrica e hidrossanitária, entre outrasNas próximas etapas, de acordo com o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), Fábio Rodrigo Furtado, o foco será nas instalações das esquadrias, acabamento de parede e piso, pinturas, fechamento da fachada, urbanização dos espaços, paisagismos, entre outros serviços específicos do projeto.

“É extremamente importante ter a parceria do Governo do Estado para que o nosso município faça essa obra tão fundamental acontecer. Estamos seguindo todas as exigências das normas do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos para garantir toda a segurança necessária”, explica o engenheiro.

O novo hospital infantil do município, na Cidade Nova 6, terá perfil de retaguarda clínica e cirúrgica com atendimento ambulatorial, bloco cirúrgico, UTI Pediátrica, internação, laboratório, serviço de nutrição, enfermaria, farmácia, tomografia, Raio-X, consultórios, brinquedoteca, entre outros. O projeto prevê sinalizações, rampas, elevador e recursos sonoros para auxiliar o acesso aos pedestres, cadeirantes e ambulâncias.

Daiany Loureiro, moradora de Ananindeua, é mãe de 3 crianças e comemora o avanço das obras do Hospital Infantil. “Com toda essa estrutura do hospital vai ser bem melhor, porque meus filhos vão ter oportunidade de serem bem cuidados, especialmente o mais novo que tem problemas respiratórios e precisa de acompanhamento. Vamos poder contar com um lugar que reunirá vários serviços de saúde para as nossas crianças. Minhas expectativas são as melhores, vem só pra agregar na qualidade de vida das crianças de Ananindeua”, celebra.