Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DAS CRIANÇAS

Mascotes dos clubes Remo e do Paysandu são recebidos com animação no Abelardo Santos

A visita faz parte programação da Semana das Crianças que, nos próximos dias, terá a visita do cão Alecrim, de super-heróis e da boneca Moranguinho, com pinturas faciais

Por Governo do Pará (SECOM)
11/10/2022 12h08

Os mascotes dos clubes paraenses Remo e do Paysandu saíram dos gramados e bateram um bolão no campo do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. A visita do remista Leão Malino, e do bicolor Lobo Mau no complexo pediátrico da unidade arrancou sorrisos e contagiou crianças e adultos, na tarde da última segunda-feira (10), na maior unidade de Saúde Pública do Pará. A ação de humanização abre a programação especial da Semana das Crianças no hospital, que nos próximos dias, contará com uma série de atividades lúdicas, alusiva ao Dia das Crianças, comemorado nesta quarta-feira (12).

Nesta semana, a unidade também receberá a visita do famoso cão da Polícia Militar do Pará, o Alecrim, como estratégia terapêutica do projeto de Pet Terapia. Além disso, a pediatria vai contar com a astúcia dos super-heróis, com a entrega de marmitas personalizadas às crianças internadas. Já na quinta-feira (13), quem deve agitar a criançada é a boneca Moranguinho, que será responsável pela oficina de pintura rosto no setor de hospitalização.

Animação - Internado desde o dia 4 de outubro, Kayk Ferreira, 5 anos, está internado desde o dia 4 de outubro, finalizando o tratamento de pneumonia. Para sua surpresa, hoje, ele se encontrou com seu ícone bicolor. "Sou papão, gostei da visita do Lobo. Não imaginava”, disse, sorrindo para o mascote.

Heloyse lima, 6 anos, mora em Icoaraci. Ela fez um procedimento no pé esquerdo e permanece internada na unidade. Ela ficou emocionada ao ver o mascote do clube azulino. “O Remo é o melhor”, brincou a pequena.

Os adultos também fizeram questão de fazer foto com os mascotes, que levaram presentes às crianças do HRAS. A dona de casa Angélica do Carmo, de 29 anos, está acompanhando seu filho na pediatria. “Somos do município de Abaetetuba, essa surpresa foi muito boa para todos do Hospital. Todos estão felizes, eu e meu filho também”, contou.

Referência - “O Hospital Abelardo Santos é uma referência em atendimento pediátrico no Pará. E não poderíamos deixar de proporcionar às nossas crianças, uma semana alegre, divertida e cheia de atividades, mesmo sendo desenvolvidas dentro de um ambiente hospitalar. As ações mostram que estar em um hospital, não significa assinar uma sentença de sofrimento e dor. É possível, estrategicamente, prestar uma assistência de qualidade e humanizada”, observou Suellen Santos, analista de humanização do HRAS.

Assistência - O Hospital atua desde os primeiros cuidados infantis até as cirurgias de alta complexidade. A urgência e emergência pediátrica, por exemplo, tem alcançado números expressivos e crescentes. Entre os meses de janeiro a setembro desde ano, o PS infantil atendeu 40.630 crianças paraenses. Em todo o ano de 2021, foram 32.707 atendimentos no setor.  

“Marcamos uma expressividade em nossos atendimentos devido à sazonalidade das doenças que acometem as crianças, como viroses, surtos gripais, e também, pela infraestrutura que temos a oferecer aos nossos usuários. No Pronto-Socorro pediátrico, contamos com salas amarelas, azuis e vermelhas, a oferta de exames laboratoriais e de imagens, além de médicos pediatras, clínicos, da assistência de enfermagem e da equipe multiprofissional”, enfatizou Marcos Silveira, diretor executivo do Abelardo Santos.  

A unidade também realiza internações pediátricas em caráter de urgência e emergência, ou através da Regulação Estadual. O HRAS mantém 25 leitos clínicos pediátricos, 10 cirúrgicos pediátricos e mais 10 de UTIs ped. O Abelardo Santos é um hospital público, administrado pelo Instituto Mais Saúde (IMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/Ascom HRAS